ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEGUNDA  26    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Dez infringem lei seca no 1º fim de semana de decreto em vigor

Prefeitura aproveitou decreto com medidas restritivas do governo e proibiu também o consumo de álcool

Por Tainá Jara | 29/03/2021 18:49
Comunicados fixados em frezzers do comércio de Naviraí (Foto: Eliel Oliveira)
Comunicados fixados em frezzers do comércio de Naviraí (Foto: Eliel Oliveira)

Dez pessoas foram autuadas por aglomeração e consumo de bebida alcoólica no primeiro final de semana de lei seca, instituída em Naviraí, município distante 370 quilômetros de Campo Grande. A medida, em vigor desde o último sábado, tem como objetivo incentivar as pessoas a ficarem casa para conter a disseminação do coronavírus.

Conforme a prefeita Rhaiza Matos (PSDB), aparentemente, a lei seca contribuiu com a redução da mobilidade. “Ajudou muito em relação aquelas movimentações daquelas festinhas em casa, os churrasquinhos, diminuiu muito. A princípio dá para ver que teve efeito”.

Foram registradas duas ocorrências de infração de medida sanitária preventiva e desobediência., Dez pessoas estavam envolvidas nos casos comunicados, sendo cinco em cada uma das aglomerações verificadas pela Polícia Militar e Vigilância Sanitária. Houve também muitas denúncias averiguadas, mas não confirmadas.

A "Lei Seca" na cidade ficará em vigor enquanto durar o decreto estadual com medidas mais rígidas de isolamento em todo o Mato Grosso do Sul, portanto, até o próximo dia 04 de abril. O município ainda avalia se haverá prorrogação.

A prefeita afirma que entende as ponderações do comércio, mas as medidas têm por origem os dados oriundos da secretaria de Saúde, que apontam expressivo aumento dos números e óbitos decorrentes dos municípios.

Estrutura - Nesta segunda-feira, a prefeitura levantou estruturas físicas para a instalação de um ambulatório de atendimento aos pacientes da covid-19. A nova unidade de saúde vai funcionar em frente ao Hospital Municipal.

O ambulatório será composto por consultórios médicos, sala de triagem, centro de testagem, farmácia, recepção e acolhimento. A tenda terá capacidade de atendimento de 50 pessoas sentadas simultaneamente e, de até 200 pessoas, em cada 24 horas.

Em Mato Grosso do Sul, foram confirmados 212.419 casos de covid-19 desde o início da pandemia, sendo que 4.164 pessoas morreram em decorrência do vírus. Naviraí é a quinta cidade com mais números de casos confirmados, são 5.491 registros e 126 mortes.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário