ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Dois são presos por furto de ferragens e incêndio ambiental em fazenda

Denúncia foi feita pelo gerente da propriedade rural, que entrou em contato com a Polícia Militar

Por Viviane Oliveira | 02/08/2025 18:29
Dois são presos por furto de ferragens e incêndio ambiental em fazenda
Caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Dourados (Foto: arquivo / Dourados News)

Dois homens de 23 e 59 anos foram presos na tarde deste sábado (2) suspeitos de furtar estruturas metálicas de uma fazenda localizada entre Dourados e Laguna Carapã, e de provocar incêndio que atingiu a vegetação nativa e plantações de cana-de-açúcar da região. O fogo foi causado pelo uso de maçaricos para cortar as ferragens.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Dois homens foram presos em Dourados (MS) por furto e incêndio ambiental em fazenda. Eles furtaram estruturas metálicas utilizando maçarico, o que provocou um incêndio na vegetação e plantações de cana. O motorista do caminhão que transportava o material também foi detido.Os suspeitos confessaram o furto, alegando que pensavam que o material "não tinha dono". O gerente da fazenda relatou que os furtos eram recorrentes e que o incêndio, causado pelo maçarico, se alastrou rapidamente pela área de preservação permanente. Equipes da fazenda e bombeiros controlaram as chamas. Os presos responderão por furto qualificado.

A denúncia foi feita pelo gerente da propriedade rural que entrou em contato com a PM (Polícia Militar) por volta das 11h. Ele informou que três homens estavam carregando peças metálicas em caminhão guincho, nas proximidades da ponte sobre o Rio Dourado. O material havia sido retirado da fazenda sem autorização.

A PM então foi até a região indicada e avistou o caminhão guincho seguindo pela MS-379, no sentido Dourados. A guarnição realizou a abordagem do veículo na Rua Corredor 15, na Sitioca Campo Belo. No caminhão, estavam três peças metálicas, cada uma com 3,20 metros de comprimento por 30 centímetros de largura, além do motorista e dois passageiros.

Durante a abordagem, o motorista afirmou ter sido contratado pelo suspeito de 59 anos para transportar o material. Ele disse que, no dia anterior (1º), foi até o local combinado, mas não conseguiu realizar o carregamento porque havia um incêndio na área. Retornou nesta manhã  para concluir o serviço e receberia R$ 400 pelo transporte. O condutor também relatou que já havia feito outros fretes semelhantes para o suspeito.

Em depoimento, os passageiros confessaram que ontem foram até a fazenda, às margens do Rio Dourado, onde cortaram os suportes de sustentação dos tubos de vinhaça com o uso de maçarico. Disseram ainda que acreditavam que o material “não tinha dono” e que a intenção era vender como ferro velho.

Com base nos relatos, os dois receberam voz de prisão por furto qualificado e foram encaminhados à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados, junto com o caminhão e o material apreendido.

O gerente da fazenda compareceu à delegacia e relatou que os suportes metálicos já vinham sendo furtados anteriormente, sem que os autores fossem identificados. Ele também informou que, no dia anterior, funcionários avistaram dois homens cortando os suportes com maçarico. Logo em seguida, um incêndio se iniciou nas margens do rio e se espalhou rapidamente pela APP (Área de Preservação Permanente) e pelas plantações vizinhas. Segundo ele, tudo indica que o fogo tenha sido provocado pelo uso do maçarico.

Ainda conforme o gerente, pescadores que estavam no local confirmaram que o incêndio começou após os suspeitos iniciarem os cortes nas estruturas metálicas. Caminhões-pipa foram acionados e equipes da fazenda, com apoio do Corpo de Bombeiros, trabalharam para conter as chamas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.