ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Dourados começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19

Maior cidade do interior recebeu 1.100 doses e abriu vacinação com dez crianças previamente agendadas

Helio de Freitas, de Dourados | 18/01/2022 11:24
Ana Vitória, primeira criança vacinada contra a covid-19 em Dourados. (Foto: Assecom/Divulgação)
Ana Vitória, primeira criança vacinada contra a covid-19 em Dourados. (Foto: Assecom/Divulgação)

Começou na manhã desta terça-feira (18), a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 em Dourados, maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, localizada a 233 km de Campo Grande. Dez crianças previamente agendadas foram as primeiras vacinadas na Unidade Básica de Saúde da Vila Santo André (região sul).

A imunização de crianças começou três dias após a data anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde como o “dia D” para o início da vacinação nos municípios sul-mato-grossenses.

Ontem, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, fez postagem em rede social reclamando de 20 municípios, entre eles, Dourados, que não teriam iniciado a vacinação no sábado por não terem buscado as doses no dia anterior. “Indignado! Atrasar a vacinação é se aliar ao vírus”, afirmou ele.

Ana Vitória Rodrigues de Oliveira, 10, que tem diabetes, foi a primeira a ser vacinada em Dourados. A mãe dela, Elizama da Silva Rodrigues de Oliveira, disse que decidiu vacinar a filha por confiar totalmente na medicina.

“Se não fosse a medicina, minha filha não estaria viva. Ela tem diabetes tipo 1, toma insulina. Agora, com a vacina, a gente fica mais tranquila até para levar para a escola”, disse Elizama.

O prefeito Alan Guedes (PP) acompanhou o início da vacinação de crianças em Dourados, onde a covid-19 já matou 695 moradores. Entre domingo e ontem, mais 98 casos da doença foram confirmados e 12 pessoas estão internadas, sendo seis em leitos de UTI.

Segundo a prefeitura, no período da tarde, a imunização segue no Parque da Nações I Plano (região leste), também para grupo previamente agendado.

Cadastro – O diretor do departamento de Atenção Primária, Vagner da Silva Costa, informou que pais e responsáveis por crianças dessa faixa etária podem procurar a unidade de saúde mais próxima e informar o interesse pela vacina.

“Vamos fazer uma lista com as crianças interessadas e que se encaixem nesse primeiro grupo e vamos agendar. A medida é para garantir a segurança das crianças, dessa forma não há exposição ou aglomeração. Também optamos pelo atendimento no período da tarde, quando há menos movimento nos postos”, explicou Costa.

Na primeira remessa, Dourados recebeu 1.100 doses pediátricas da vacina Pfizer. Inicialmente, serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas e quilombolas, além daquelas que vivem com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19 (pessoas que tenham câncer, por exemplo).

Após o agendamento, a vacinação será feito nos postos do Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Santo André, Parque das Nações I, Jóquei Clube, Itahum, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa e Residencial Ildefonso Pedroso. Já o agendamento pode ser feito em qualquer unidade.

Segundo a prefeitura, após a vacinação desses grupos, serão imunizadas as crianças de 10 e 11 anos, seguindo depois para 9 e 10 anos, 8 e 9 anos, e assim por diante até chegar aos 5 anos. A vacinação das crianças só é feita na presença de adulto responsável.

Nos siga no Google Notícias