ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Dourados tem quase mil novos casos de covid após reabertura de bares

Com mais dois óbitos, um deles fora de MS, número de mortes chegou hoje a 76

Helio de Freitas, de Dourados | 02/09/2020 11:51
Dourados tem quase mil novos casos de covid após reabertura de bares
Conveniência funcionando por delivery em julho; “liberou geral” adotado há três semanas reflete no aumento dos casos (Foto: Eliel Oliveira)

A aparente estabilização dos casos do novo coronavírus, verificada entre a última semana de julho e a primeira quinzena de agosto, ficou para trás.

Desde a semana passada a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul mantém média diária acima de 50 casos positivos e hoje (2) chegou a 5.644 pessoas já infectadas pela doença, 60 a mais nas últimas 24 horas. Na segunda-feira (31), a prefeitura anunciou que Dourados já enfrenta a segunda onda da doença.

Mais duas mortes foram contabilizadas no boletim de Dourados, que agora tem 76 óbitos. As mais recentes vítimas foram duas mulheres, uma de 53 anos com doença cardiovascular e doença hematológica crônica, e outra de 72 anos, com doença cardiovascular crônica e obesidade.

A prefeitura informou que uma das mortes ocorreu em São Paulo, mas por protocolo do Ministério da Saúde o óbito conta para Dourados, onde a vitima morava.

De acordo com o comitê para enfrentamento da pandemia, montado pela prefeitura, 4.617 pessoas infectadas já estão recuperadas.

Dos 951 casos ativos, 926 estão em isolamento domiciliar e 25 internados – 14 em enfermaria e 11 em UTI. Os hospitais de Dourados abrigam outros 27 infectados pelo novo coronavírus que moram em cidades da região.

O aumento dos casos acompanha o ritmo de reabertura dos setores da economia fechados no início da pandemia, em março. No dia 13 de agosto, a prefeitura permitiu a reabertura de conveniências e dos bares e venda de bebida alcoólica em restaurantes e na praça de alimentação do shopping até 20h.

Também liberou a retomada das aulas práticas em autoescolas e cerimônias religiosas três dias por semana. Até então, as igrejas só podiam fazer eventos em dois dias da semana.

Por outro lado, a prefeita Délia Razuk (PTB) manteve o funcionamento das academias de ginástica apenas três vezes por semana, medida criticada por profissionais do setor que apontam a atividade física como fundamental para aumentar a imunidade do corpo.

Naquele 13 de agosto, Dourados tinha 4.704 casos positivos – 940 a menos que tem hoje, dia 2 de setembro. Eram 64 mortes, 12 a menos que nesta quarta-feira.

Há três semanas, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul tinha 439 casos ativos, sendo 416 em isolamento domiciliar e 23 internados. As internações se mantêm estáveis, mas o número de pessoas ainda com potencial de transmissão do vírus é o dobro atualmente.

Na transmissão ao vivo feita pelo Facebook, os dois assessores da prefeitura que divulgam os boletins diários responsabilizaram a população pelo crescimento dos casos devido à falta de distanciamento social.

Em Dourados, os médicos que integram o comitê do coronavírus participavam das lives apenas no início da pandemia. Ao contrário do que ocorre no boletim estadual, divulgado pelo secretário Geraldo Resende e pela adjunta Christinne Maymone, em Dourados os titulares da Secretaria de Saúde nunca participaram da divulgação dos boletins.

A prefeitura já trocou quatro vezes de secretário de Saúde durante a pandemia. Um deles, o médico Frederico de Oliveira Weissinger, que coordena o comitê do coronavírus, ficou apenas 24 horas no cargo.

Nos siga no Google Notícias