ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Dourados tem vaga sobrando em leito de UTI depois de três meses

Macrorregião chegou a ter 60 pessoas na fila por UTI; boletim desta tarde mostra uma vaga aberta

Helio de Freitas, de Dourados | 21/06/2021 16:58
Paciente de Dourados sendo levado para leito de UTI em Porto Velho, no dia 4 (Foto: Divulgação)
Paciente de Dourados sendo levado para leito de UTI em Porto Velho, no dia 4 (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez em três meses há vaga em leito de UTI covid em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Segundo boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (21), o município tem hoje 63 leitos de terapia intensiva ocupados por pacientes infectados, com suspeita ou se recuperando de complicações da doença.

Apesar de apenas uma vaga disponível, a informação merece comemoração, pois desde 24 de março de 2021 a taxa de ocupação de UTI estava em 100%.

Outro detalhe é que a abertura dessa vaga significa que a fila de espera de pacientes com covid-19 por terapia intensiva foi zerada na macrorregião, formada por 33 municípios e onde vivem pelo menos 800 mil pessoas.

São pelo menos três fatores que levaram ao fim da fila por leito de UTI: a transferência de pacientes para hospitais de outros Estados (só Dourados enviou 15 para Rondônia e São Paulo), os quase 280 óbitos registrados nesses três meses e o lockdown por 14 dias decretado pelo prefeito Alan Guedes (PP).

Também pela primeira nos últimos meses não houve nenhuma morte de douradense provocada pela covid-19 nas últimas 24 horas (entre domingo e hoje). Levantamento da Vigilância Epidemiológica mostra que após o lockdown a média móvel de mortes passou de 5,2 para 2, redução de 59%.

Desde o início da pandemia, 35.305 douradenses já foram infectados pelo coronavírus. Atualmente são 33.400 considerados recuperados, 1.250 em isolamento domiciliar e 74 internados – 43 em leitos de UTI e 31 em enfermaria. O total de óbitos está em 581.

Nos siga no Google Notícias