ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Dupla que matou empresário queria roubar dinheiro de cofre

Homem deu apoio na ação e disse que criminosos fugiram para o lado brasileiro

Helio de Freitas, de Dourados | 21/09/2020 10:59
Celulares, notebook, dinheiro e armas apreendidos na casa do homem que ajudou na execução de empresário (Foto: Divulgação)
Celulares, notebook, dinheiro e armas apreendidos na casa do homem que ajudou na execução de empresário (Foto: Divulgação)

Os dois homens que sequestraram e executaram a tiros o paraguaio Cristóbal Rojas, o “Nenê”, 57, na semana passada, queriam roubar o dinheiro do cofre localizado na casa do empresário, em Salto del Guairá, cidade vizinha de Mundo Novo (MS), a 476 km de Campo Grande.

A versão de tentativa de assalto foi contada por Gustavo Genaro Gayoso, 34, preso ontem em Salto del Guairá durante operação da Polícia Nacional e do Ministério Público do Paraguai. Eles acreditavam que haveria muito dinheiro em espécie no cofre da casa. Cristóbal era dono de um dos principais shoppings da cidade.

Gustavo confessou ter ajudado a dupla a cometer o crime, passando informações sobre o itinerário e a rotina de horários do empresário. Os assassinos, segundo ele, fugiram para o lado brasileiro da fronteira.

Ele afirma ter praticado o crime por precisar de dinheiro para pagar dívidas contraídas para manter a pequena fábrica de móveis que tem em Salto del Guairá, em crise devido à pandemia do novo coronavírus.

Na casa dele, os policiais apreenderam dinheiro em espécie (dólares, guaranis e reais), três celulares, notebook, uma faca, doses de ecstasy e uma pistola calibre 9 milímetros.

Segundo a polícia paraguaia, além de ajudar no planejamento do crime, Gustavo resgatou os dois criminosos do local onde a caminhonete do empresário foi abandonada e os levou até o território brasileiro em sua picape Fiat Strada branca.

O revólver calibre 38 usado para matar Cristóbal Rojas já tinha sido vendido por Gustavo e foi apreendido pela polícia para ser periciado.

Gustavo Genaro Gayoso, preso por participação no assassinato de empresário (Foto: Divulgação)
Gustavo Genaro Gayoso, preso por participação no assassinato de empresário (Foto: Divulgação)

O paraguaio contou que seus dois comparsas sequestraram o empresário quando ele saía do cemitério de Salto del Guairá na tarde terça-feira, dia 15. Cristóbal tinha ido ao local para visitar a sepultura do filho Kevin Fernandes Rojas Pereira, assassinado em 2012, aos 21 anos de idade.

Na mira de arma, o empresário foi colocado na caminhonete e levado até a frente da casa dele, onde os bandidos pretendiam roubar o dinheiro que estaria no cofre.

Entretanto, os assaltantes não conseguiram abrir o portão da casa. O empresário aproveitou para tentar sair da caminhonete, mas foi atingido por dois tiros na barriga.

A dupla então deixou o local levando o empresário na Toyota Hilux e seguiu até a estrada vicinal, onde terminaram de matar Cristóbal com um tiro na cabeça e abandonaram o corpo perto de uma mata.

Do local onde o corpo foi deixado eles seguiram até o terreno baldio onde abandonaram a caminhonete e foram resgatados por Gustavo Gayoso. A polícia chegou até ele através de imagens de câmeras de segurança. A identidade dos outros criminosos não foi divulgada.

Nos siga no Google Notícias