ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Eduardo Riedel e Reinaldo filiam Marçal Filho ao PSDB nesta sexta-feira

Ex-deputado disse que volta ao partido como pré-candidato a prefeito de Dourados

Por Helio de Freitas, de Dourados | 15/03/2024 09:07
O ex-deputado Marçal Filho no estúdio de sua rádio em Dourados (Foto: Divulgação)
O ex-deputado Marçal Filho no estúdio de sua rádio em Dourados (Foto: Divulgação)

A cúpula estadual do PSDB estará hoje (15) em Dourados, a 251 km de Campo Grande, para a filiação ao partido do ex-deputado federal Marçal Filho. O ato será às 19h no salão da Seleta, no Jardim Flórida.

Presidente estadual do PSDB, o ex-governador Reinaldo Azambuja vai comandar a cerimônia, que terá também a presença do governador Eduardo Riedel. O mandatário chega a Dourados à tarde, para supervisionar obras executadas pelo Governo do Estado na maior cidade do interior.

“Estou entrando no PSDB como pré-candidato a prefeito a convite do governador Eduardo Riedel, do ex governador Reinaldo Azambuja e do presidente municipal, deputado Zé Teixeira. Sempre foi um sonho ser prefeito da cidade onde nasci”, afirmou Marçal ao Campo Grande News nesta sexta-feira.

Apesar de já ser visto como pré-candidato da legenda mesmo antes de assinar a ficha de filiação, Marçal deve enfrentar disputa interna com o deputado federal Geraldo Resende, que já anunciou intenção de disputar a prefeitura mais uma vez.

Com o ingresso de Marçal Filho, o PSDB tenta, pela terceira vez, vencer a disputa pela prefeitura da segunda maior cidade de MS. O partido foi derrotado nas duas últimas eleições – em 2016 com Geraldo Resende e em 2020, com Valdenir Machado sendo candidato a vice de José Carlos Barbosa, o “Barbosinha”, então filiado ao DEM e atualmente ao PP.

Nas duas eleições, assim como ocorrerá em 2024, o PSDB comandava o Governo do Estado, mas nem mesmo o apoio da máquina estadual impediu as vitórias de Délia Razuk (2016) e do atual prefeito Alan Guedes (PP), em 2020.

Histórico – Radialista popular em Dourados e dono da rádio 94 FM, Marçal Filho tem 59 anos e começou a carreira política em 1992, quando foi eleito vereador pela primeira vez.

Em 1998, foi eleito deputado federal pelo PSDB, partido que deixou no ano seguinte. Nas eleições de 2002, filiado ao MDB, Marçal foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Marisa Serrano.

Quatro anos depois, Marçal Filho recebeu 56.598 votos para deputado federal e ficou como primeiro suplente da coligação entre MDB e PSDB. Em julho de 2009, assumiu a vaga deixada por Waldir Neves Barbosa, que renunciou para assumir cargo de conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Em 2010, Marçal foi reeleito para a Câmara Federal com 60.957 votos. Quatro anos depois, não conseguiu a reeleição e chegou a anunciar no microfone de sua rádio que nunca mais disputaria eleição.

Entretanto, em 2016 decidiu recomeçar como candidato a vereador de Dourados. Recebeu 4.065 votos, votação recorde até agora. Em 2018, Marçal foi eleito deputado estadual com 25.437 votos. Quatro anos depois, não conseguiu se reeleger e ficou como suplente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias