ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Em MS, alvo de operação contra desvio de verba da saúde é preso com armas

Morador de Aparecida do Tabuado foi flagrado com dois revólveres e uma espingarda, mas pagou fiança e foi liberado

Geisy Garnes | 29/09/2020 15:48
Equipes da Polícia Civil de São Paulo durante ações da operação nesta manhã (Foto: Divulgação PCSP)
Equipes da Polícia Civil de São Paulo durante ações da operação nesta manhã (Foto: Divulgação PCSP)

Um dos alvos da Operação Raio-X em Mato Grosso do Sul acabou preso em flagrante com armas e munições em Aparecida do Taboado – a 481 quilômetros de Campo Grande – na manhã desta terça-feira (29). As equipes foram à casa do suspeito, de 57 anos, para cumprir mandados de busca e apreensão e encontraram dois revólveres e um espingarda, sem registrado.

Valdemir Vieira foi alvo de dois mandados de busca e apreensão nas ações que investigam desvio de recursos na área da saúde de cinco estados brasileiros. A intenção era encontrar documentos, notas fiscais, anotações e aparelhos eletrônicos que armazenassem provas do esquema de corrupção. Mas durante as buscas, os policiais também encontraram os revólveres e uma espingarda, todos sem registros, além de várias munições.

Os revólveres, um calibre 38 e outro calibre 32, foram apreendidos na casa de Valdemir. No local também foram recolhidas várias anotações, um contrato de compra de um imóvel rural, um aparelho celular e um notebook.

As equipes ainda foram a fazenda de Valdemir, que fica a cerca de 30 quilômetros da cidade e lá encontraram uma espingarda calibre 36 e cinco munições. Diante da situação, o investigado foi preso em flagrante por posse irregular de arma. Para a polícia, ele afirmou ter comprado um dos revólveres por R$ 3 mil e ter ganhado o outro de presente de um amigo.

Depois de prestar depoimento, pagou fiança de R$ 5.225,00 e foi liberado. Todo o material apreendido será enviado para a Polícia Civil de Araçatuba, responsável pela investigação, mas a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul segue com as investigações sobre as armas apreendidas com o suspeito.

Policiais civis de MS cumprem mandados de busca e prisão em condomínio de Três Lagoas (Foto: PerfilNews)
Policiais civis de MS cumprem mandados de busca e prisão em condomínio de Três Lagoas (Foto: PerfilNews)

Operação Raio-X – A operação realizada nesta manhã também cumpriu mandado de busca e apreensão e de prisão temporária em Três Lagoas – cidade a 338 quilômetros de Campo Grande. As equipes foram a um condomínio de luxo do município, mas o nome do alvo não foi revelado.

No local, também foram apreendidos documentos, celulares, computadores e até um veículo. O suspeito preso, segundo divulgado pela polícia, será transferido para o interior paulista.

O esquema – A operação Raio-X é coordenada pela DEIC (Divisão Especializada de Investigações Criminais) e pelo SECCOLD (Setor de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro) de Araçatuba e cumpriu um total de 64 mandados de prisão e 237 de busca e apreensão em dezenas de municípios de São Paulo, Paraná, Pará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

As investigações começaram há dois anos, no noroeste do estado de São Paulo e apuram crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cometidos por empresários, OS (Organizações Sociais) e gestores públicos, em contratos na área da saúde.

Os desvios aconteciam durante celebração de contratos de gestão entre municípios e Organizações Sociais, principalmente através de procedimentos licitatórios fraudulentos e contratos superfaturados. A investigação identificou dezenas de envolvidos, entre agentes públicos, empresários e profissionais liberais, que eram divididos em núcleos, cada um com função especifica na prática dos crimes.

De acordo com a polícia, por conta dos desvios, o grupo adquiriu grande quantidade de bens móveis e imóveis, a maior parte deles justamente no período da pandemia, quando o esquema de corrupção se intensificou ainda mais. O prejuízo aos cofres públicos, dinheiro que deveria ser aplicado na saúde, ultrapassa a casa dos milhões.

A Raio-X está diretamente ligada a outra ação deflagrada hoje, a Operação S.O.S. esta, sob responsabilidade da PF (Polícia Federal). Segundo reportagem do Estadão, os agentes fazem buscas no gabinete do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), no Palácio dos Despachos. A operação foi desencadeada em Belém, Capanema, Salinópolis, Peixe-Boi, Benevides (PA), Goiânia (GO), Araçatuba e outras cidades de São Paulo.

Nos siga no Google Notícias