ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Em Ponta Porã, PF busca mais oito suspeitos por morte de cacique

Aline dos Santos | 04/07/2012 08:46

Novas provas apontam que, efetivamente, Nísio foi morto por pessoas vinculadas a uma empresa de segurança de Dourados

Nísio primeiro foi dado como desaparecido. Agora, investigação comprova que foi morto.
Nísio primeiro foi dado como desaparecido. Agora, investigação comprova que foi morto.

A PF (Polícia Federal) cumpre mais oito mandados de prisão preventiva hoje na investigação sobre a morte do líder indígena Nísio Gomes, de 59 anos. A Justiça Federal de Ponta Porã expediu mandados de prisão contra seis fazendeiros, um advogado e um servidor público.

Conforme a PF, o grupo participou do planejamento e fornecimento das armas. Os presos são levados para a delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã.

Novas provas apontam que, efetivamente, Nísio foi morto por pessoas vinculadas a uma empresa de segurança privada da cidade de Dourados. O corpo foi ocultado pelos mandantes do ataque.

Ao todo, já foram presas 18 pessoas. Um deles é o dono da empresa segurança Gaspem, Aurelino Arce. A empresa é especializada em oferecer segurança a fazendeiros em áreas de conflito fundiário.

O ataque ao acampamento indígena Guayviri, em Aral Moreira, aconteceu em 18 de novembro do ano passado. Em dezembro, a PF indiciou quatro fazendeiros, um advogado, dois administradores de empresa de segurança e mais três seguranças.

Impasse – Após o ataque, os índios afirmaram que Nísio foi executado e o caso ganhou repercussão nacional. Contudo, saque de um benefício que ele tem direito, feito em Brasília, sustentou a versão de que o líder estava vivo. A PF suspeitava que ele estivesse no Paraguai.

Segundo a polícia, outras pessoas ainda poderão ser presas. Segue a busca pelo corpo do cacique, inclusive com equipes da Polícia Federal realizando vigilância dissimulada em possíveis locais onde o corpo possa estar ocultado.

Nos siga no Google Notícias