ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Em regime de escravidão, índios tinham de beber água em tanque de limpar fossa

Ministério Público do Trabalho de MS colheu depoimentos de grupo e abriu investigação

Anahi Zurutuza | 08/08/2019 10:11
Barracos onde trabalhadores dormiam (Foto: MPT-MS/Divulgação)
Barracos onde trabalhadores dormiam (Foto: MPT-MS/Divulgação)

Contratados para construir a cerca de uma fazenda em Corguinho – a 225 km de Campo Grande –, seis indígenas da Aldeia Lalima, em Miranda, foram tirados do local por estarem vivendo em condições análogas à escravidão. O grupo dormiu em barracos de lona por cinco meses – de março a julho – e bebia água de tanque usado para limpar a fossa da fazenda.

As informações foram levantadas pelo MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul). Conforme os depoimentos dos trabalhadores, os barracos não tinham energia e as lanternas usadas à noite tinham de ser carregadas na sede da propriedade, a 7 km do local onde estavam alojados.

A água para banho e consumo, segundo os indígenas, era tirada do tanque e levada até o local. Além das frequentes diarreias, eles reclamaram ainda que várias vezes encontraram cobras e lacraias escondidas nas tarimbas (espécie de cama) instalada para que dormissem nos barracos.

O líder do grupo relevou à procuradora Simone Beatriz Assis de Rezende que o contrato “de boca” foi feito pelo capataz da fazenda. Ele prometeu R$ 10,00 por poste de cerca fincado, mas o pagamento estava atrasado.

Ele contou que teve de custear o transporte da equipe até a fazenda, as despesas do alojamento e ferramentas para a construção de cerca. O trabalhador narrou ainda que comprou da propriedade duas vacas para carnear e alimentar os colegas, além de medicamentos para os doentes. No total, acabou desembolsando R$ 7 mil, segundo o depoimento.

O MPT abriu investigação e conforme divulgou, por meio da assessoria de imprensa, as penalidades vão desde multas a pena de reclusão de até oito anos para o empregador.

Nos siga no Google Notícias