Empresa promete internet 3G e 4G e cidade comemora avanço
Em breve, o município de Bataguassu – a 335 quilômetros de Campo Grande, terá cobertura 3G e 4G. O sinal de internet que é realidade na maioria das cidades pelo país, é “luxo” na cidade que até então, contava com apenas 19 pontos de acesso wireless à internet, sendo só três de uso publico em praças do município.
Nesta segunda-feira (12) o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), que também é atual presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) anunciou que a empresa Vivo está em fase de instalação do sistema de internet 3G e 4G pela cidade.
“Está era uma reivindicação antiga dos moradores e empresários locais, diante da dificuldade enfrentada para ser ter acesso à rede móvel, problema que a partir de agora será resolvido”, comemorou.
De acordo com Caravina, a empresa já habilitou a plataforma 3G e na sequência, deve disponibilizar o sinal da internet 4G. “Bataguassu passa agora a ter um serviço de internet móvel oferecido com maior eficiência”, completou. O prazo para conclusão dos trabalhos ainda não foi definido.
O serviço de internet móvel era uma solicitação antiga tanto pela administração municipal, do Poder Judiciário e da Câmara de Vereadores da cidade, além dos próprios moradores. No total, Bataguassu tem 22.084 habitantes.
Técnologia - Além dos serviços de tecnologia 3G e 4G para Bataguassu, nos primeiros quatro anos, o município passou a contar também com o programa Cidade Digital, iniciativa do Ministério das Comunicações, por meio do Governo Federal em parceria com o município.
Até então, são 19 pontos de acesso à internet, sendo que apenas três são de uso gratuito à população nas praças Jan Antonin Bata, Manoel Cecílio de Lima e dos Trabalhadores. O projeto interliga ainda os órgãos e serviços públicos (secretarias municipais e outros), com o uso da extensão da internet, restrita.
O investimento total foi de R$ 207.258 mil com contrapartida do município, sendo que o objetivo é modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. No Distrito de Nova Porto XV, pela região e onde também existem dois pontos de acesso gratuito à internet (próximo à Subprefeitura e no Centro de Eventos “Bel da Reta A-1”), houve ainda a repetição do sinal de telefonia celular.