ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Estado concede licença para estudo de implantação de termelétrica

Nyelder Rodrigues | 24/01/2017 20:13
Governadora em exercício Rose Modesto, ao lado do secretário Jaime Verruck e do diretor da GPE, Valfredo Filho (Foto: Divulgação)
Governadora em exercício Rose Modesto, ao lado do secretário Jaime Verruck e do diretor da GPE, Valfredo Filho (Foto: Divulgação)

Foi concedido nesta terça-feira (24) pelo Governo do Estado a licença ambiental prévia para que o grupo GPE (Global Participações em Energia) inicie os estudos para implantar uma usina termelétrica a gás natural em Ladário - município localizado a 419 km de Campo Grande.

Ao todo, a estimativa é que sejam investidos R$ 900 milhões no empreendimento. A autorização foi assinada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, ao lado da governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), e de empresários do grupo baiano.

Atuando há mais de 16 anos no mercado energético, a GPE se instalará aos fundos da subestação de energia do grupo Elecnor situada em frente ao Sindicato Rural de Corumbá, mas em área já dentro do município de Ladário. A usina termelétrica terá capacidade para gerar 267 MW de energia.

O potencial energético da unidade deverá ser suficiente para abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes. A usina irá adquirir o gás natural diretamente da Bolívia através do ramal do gasoduto que abastece o Brasil. Estima-se que sejam usados 1,2 milhão de m³ de gás natural por dia.

"Vou me sentir muito gratificada em chegar àquela região e anunciar um grande empreendimento, que, sem dúvidas, vai fomentar o desenvolvimento e gerar empregos e renda em uma parte do Estado que precisa de grandes investimentos", disse Rose Modesto, durante a assinatura da licença nesta terça. Ela estará em Ladário nesta quarta-feira (25).

Rose também destacou que, mesmo na crise, Mato Grosso do Sul continua atraindo investidores e acelerando o desenvolvimento local, graças à credibilidade do governo estadual e da política de incentivos fiscais praticada.

No quesito empregos, a usina de Ladário deve gerar 500 postos diretos e dois mil indiretos na sua construção. O grupo GPE desenvolve atualmente sete projetos energéticos, com cinco termelétricas e duas hidroelétricas, nos estados da Bahia, Amazonas, Rio Grande do Norte e Tocantins, gerando mais de 1,5 empregos diretos.

"A região de fronteira com a Bolívia nos atraiu pelos incentivos do Estado, o gás natural disponível e a infraestrutura existente", disse o diretor Valfredo Ribeiro Filho.

Nos siga no Google Notícias