ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Exército paraguaio fecha acessos a Pedro Juan, mas libera trabalhadores

Feriado hoje em Ponta Porã facilita controle; 90% das lojas de Pedro Juan Caballero estão fechadas por causa do coronavírus

Helio de Freitas, de Dourados | 19/03/2020 08:59
Militares paraguaios em uma das barreiras montadas entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (Foto: Capitán Bado.com)
Militares paraguaios em uma das barreiras montadas entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (Foto: Capitán Bado.com)

Militares paraguaios mantêm na manhã desta quinta-feira (19) o bloqueio em vários acessos entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande. A medida iniciada ontem à tarde faz parte da situação de emergência sanitária decretada no país vizinho que inclui fechamento das fronteiras.

O tenente-coronel Luis Apesteguía Vocero, da FTC (Força Tarefa Conjunta), disse hoje que o bloqueio é parcial, pois moradores que trabalham de um lado ou de outro da fronteira podem passar sem problemas.

Como nesta quinta-feira é feriado em Ponta Porã pelo Dia de São José, padroeiro da cidade, as ruas estão vazias do lado brasileiro e apenas sul-mato-grossenses que trabalham em Pedro Juan Caballero cruzaram a Linha Internacional.

A pandemia já afeta em cheio o comércio na cidade paraguaia, paraíso de compras dos moradores de Mato Grosso do Sul e até de outros estados. Pelo menos 90% das lojas de Pedro Juan já estão fechadas, seguindo a orientação do governo nacional para tentar impedir a proliferação dos casos do novo coronavírus.

Hoje, o diretor do Grupo Cogorno, Felipe Cogorno Álvarez, anunciou o fechamento por tempo indeterminado de algumas das suas principais empresas, como o Shopping China e o Planet Outlet, as duas grandes lojas de importados localizadas a poucos metros do território brasileiro. Os mercados Fortis e Maxi continuam funcionando por serem de necessidade básica da população, segundo o empresário.

Salto del Guairá – Em outra importante cidade paraguaia da fronteira, o prefeito determinou fechamento dos acessos. Carlos Haitter, intendente de Salto del Guairá, perto de Mundo Novo, afirmou que tomou a decisão para se antecipar à ordem de Asunción, a capital paraguaia.

“A fronteira está fechada para circulação das pessoas. Toda atividade comercial está parada por medo do coronavírus”, afirmou o político em entrevista à rádio 1080 AM. Carlos Haitter citou que “a uns 100 km de Salto del Guairá”, no lado brasileiro, há casos positivos de Covid-19, por isso tomou a decisão de fechar a fronteira.

Nos siga no Google Notícias