ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Fazendeiro quer presença da Polícia Federal em área ocupada por índios

Caroline Maldonado | 17/01/2016 11:23
Segundo gerência da Fazenda, índios bloquearam entrada da fazenda ontem (Foto: Direto das Ruas)
Segundo gerência da Fazenda, índios bloquearam entrada da fazenda ontem (Foto: Direto das Ruas)
Administração da fazenda reclama presença da Polícia Federal no local (Foto: Direto das Ruas)
Administração da fazenda reclama presença da Polícia Federal no local (Foto: Direto das Ruas)

Equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) enviou hoje (17) quatro militares à fazenda Brasília do Sul, ocupada por indígenas Guarani Kaiowá, que reclamam a posse do território, desde a madrugada de sexta-feira (15).

A propriedade, que fica no município de Juti, a 320 quilômetros de Campo Grande, é chamada pelos índios de Taquara. Eles saíram da área na qual tinham permissão da Justiça para permanecer e seguiram para perto da sede. Ontem (16), homens do DOF estiveram no local facilitando a entrada e saída de funcionários da fazenda, pois os índios haviam interditado a estrada, segundo o gerente, Ramão Cristaldo.

“Precisamos da Polícia Federal aqui, mas nosso advogado já entrou em contato e eles não vieram. Ficamos alumiando e fazendo movimento com veículos, tentando impedir que eles viessem para as casas da fazenda. Um pouco das famílias com crianças pequenas e mulheres gestantes que moram na sede da fazenda deixou suas casas com a presença do DOF, que escoltou as famílias para passar pela estrada bloqueada pelos índios”, contou o funcionário da fazenda.

Ramão reclama a presença da Polícia Federal no local, pois o DOF não tem autonomia para esse tipo de ocorrência. “Nós precisamos da PF aqui e os índios também querem isso. Ontem eles só não avançaram para a sede, porque nós ficamos alumiando e fazendo movimento com as caminhonetes”, disse.

O gerente afirma que os funcionários que fazem rondas com os veículos não estão armados e os índios usam espingardas. Em contrapartida, uma indígena, que preferiu não se identificar, disse hoje que as famílias são atacadas por pistoleiros.

O Campo Grande News entrou em contato com as unidades da Polícia Federal em Dourados, Ponta Porã e Campo Grande. Os policiais informaram que até o momento não receberam denúncia referente a conflito entre índios e fazendeiro em Juti. A PF de Naviraí disse que é possível que tenha sido registrada ocorrência, porém em plantão anterior e não deu mais informações sobre o assunto.

Taquara - A propriedade foi ocupada inicialmente em 1997 e quatro anos depois, em outubro de 2001, os indígenas foram expulsos e passaram a viver sob lonas ao lado de uma rodovia. No início de 2003, a comunidade resolveu retomar a propriedade que consideram como seu território tradicional.

Em janeiro de 2003, na fazenda Brasília do Sul, o kaiowá Marcos Veron, foi assassinado com 72 anos de idade. O líder passou a vida tentando recuperar a terra, que teve boa parte da floresta desmatada, na área chamada de Taquara, em Juti. Então, eles passaram a viver sob lonas de plástico às margens da rodovia.

Nos siga no Google Notícias