A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Novembro de 2017

27/12/2014 10:55

Fenômeno que assustou moradores poderia se transformar em tornado

Luciana Brazil
Moradores registraram funil que poderia se tornar um tornado se tocasse o chão. (Foto: O Pantaneiro)Moradores registraram funil que poderia se tornar um tornado se tocasse o chão. (Foto: O Pantaneiro)

O fenômeno natural que assustou moradores de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, na véspera de Natal, e que foi chamado por internautas como “mini-tornado”, é, na verdade, classificado na meteorologia como uma nuvem funil.

O funil é formado pelas mesmas características de um tornado, conforme o Cptec-Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No entanto, para que o evento seja confirmado é preciso que o funil toque o chão, o que não aconteceu em Aquidauana.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), tanto o tornado como o funil são formados quando há um choque entre duas frentes de temperatura distintas, uma quente e uma fria. Quando elas se colidem, provocam um movimento na vertical, formando o funil.

A diferença entre os dois fenômenos está nas temperaturas, que podem ser mais próximas ou mais distantes uma da outra. O funil acontece quando as temperaturas não estão tão opostas, porque quanto maior for a diferença, maior é a chance do funil encostar o chão, formando um tornado.

O tornado é geralmente mais intenso e destrutivo que um furacão, mas apresenta tamanho e duração menores. A velocidade de um tornado pode ultrapassar 500 quilômetros por hora. O seu diâmetro não ultrapassa 2 quilômetros e a sua duração é, em média, de 15 minutos, enquanto os furacões podem durar por vários dias.

Caso- O funil foi registrado no fim da tarde do dia 24 de dezembro e foi flagrado por internautas. Com as mesmas características visuais de um tornado, o funil durou apenas 10 minutos. Várias imagens foram feitas por moradores e circularam pelas redes sociais.

Funil tem as mesmas características visuais de um tornado. (Foto: O Pantaneiro)Funil tem as mesmas características visuais de um tornado. (Foto: O Pantaneiro)
Idoso é encontrado morto com 5 perfurações de faca na sala de casa
José Mancuzo, de 73 anos, foi encontrado morto com pelo menos cinco perfurações de faca nesta sexta-feira (17) na residência em que morava no centro ...
Homem é assassinado com tiro na cabeça enquanto discutia com a ex
João Ricardo Benevides Mendes, 33 anos, foi morto a tiros durante a tarde desta sexta-feira (17) em Rio Verde de Mato Grosso, a 207 quilômetros de Ca...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions