ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Filhote de onça parda é resgatado em fazenda no município de Ribas do Rio Pardo

Paula Vitorino | 09/11/2011 08:50
Filhote foi encaminhado para o Cras. (Foto: PMA)
Filhote foi encaminhado para o Cras. (Foto: PMA)

Policiais militares ambientais resgataram um filhote de onça parda nesta madrugada, em Ribas do Rio Pardo. Os policiais foram acionados para socorrer o filhote de 2 meses que estava perdido da mãe, dentro da fazenda Guarujá.

Os militares estão realizando diligências para encontrar a mãe do filhote, mas até o momento não encontraram rastros da onça adulta nas imediações.

De acordo com a PMA, é provável que a mãe tenha sido morta por caçadores. A onça-parda é uma espécie que está na lista de extinção.

Para proteger o filhote, que os policiais avaliaram que não sobreviveria na mata longe da mãe, ele foi recolhido e encaminhado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande.

Segundo a PMA, em Mato Grosso do Sul a espécie tem sido caçada principalmente por ter uma característica de matar animais para ensinar os filhotes a caçar. Ou seja, acaba matando além do que precisa para comer. Com isso, proprietários rurais acabam matando o animal adulto e os filhotes sejam encaminhados ao CRAS .

A onça-parda, puma, ou suçuarana é encontrada em todas as Américas, desde o Canadá, ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e em alguns locais pode atingir até 100 quilos. É um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso - florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer.

Nos siga no Google Notícias