ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Finalmente, brigadistas são surpreendidos por chuva rápida no Pantanal

Por Adriano Fernandes | 19/09/2020 18:57


Os brigadistas que atuam no combate aos incêndios no Pantanal de Corumbá tiveram uma grata surpresa enquanto percorriam a Estrada Parque, neste sábado (19). A chuva voltou a cair na região que há dias padece com a estiagem e o aumento crescente dos focos de incêndio.

Vídeo encaminhado pelo analista ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) Alexandre Pereira, mostra a garoa pela estrada, próximo a região do Passo do Lontra.

A garoa também amenizou o calorão na reserva indígena Kadiweu onde também haviam agentes de combate ao fogo. Apesar de fraca a chuva foi recebido com entusiasmo pelos brigadistas e podem ter contribuído na para a diminuição de novos focos nas duas regiões.

“São garoas que já ajudam a aumentar a umidade relativa do ar, diminuem a temperatura e aumentam a umidade do solo, facilitando o controle e o combate as chamas”, comenta Alexandre.

Conforme o meteorologista Natálio Abrahão Filho, choveu menos de 3,2 milímetros, neste sábado, na região de Corumbá. Em Laguna Carapã, Ponta Porã e Costa Rica, o acumulado também não passou deste valor.

Tragédia ambiental - Só este já foram registrados mais de 15 mil focos de incêndios do Pantanal o que equivale a 2,9 milhões de hectares do bioma que foram atingidos pelo fogo.


Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário