ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Fiscalização aponta falhas em cinco de seis farmácias na fronteira

Operação identifica diferenças de estoque e falta de registros obrigatórios em Pedro Juan

Por Gustavo Bonotto e Helio de Freitas, de Dourados | 10/12/2025 22:10
Fiscalização aponta falhas em cinco de seis farmácias na fronteira
Equipes da Senad verificam estoques de farmácia na fronteira. (Foto: Reprodução)

Fiscalização em seis farmácias de categoria A em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, a 313 quilômetros de Campo Grande, identificou falhas de documentação e controle de medicamentos nesta quarta-feira (10). A equipe da Senad verificou estoques e arquivos físicos para avaliar o cumprimento das regras e constatou irregularidades motivadas por registros incompletos, sem aplicar prisões, apreensões ou fechamento de estabelecimentos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Fiscalização realizada pela Senad em seis farmácias de categoria A em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, identificou irregularidades em cinco estabelecimentos. As principais falhas encontradas foram diferenças entre estoque declarado e físico, além de lacunas em registros obrigatórios.Os agentes verificaram planilhas, documentações e autorizações exigidas para medicamentos de controle especial. Alguns estabelecimentos estavam em processo de regularização, o que justificou a ausência de documentos. A Senad informou que as verificações continuam, sem previsão de medidas punitivas até a conclusão das análises.

Nota enviada à imprensa afirma que os agentes conferiram planilhas de estoque, compararam declarações com a quantidade real encontrada e analisaram receitas, notas fiscais e autorizações exigidas para medicamentos de controle especial. Os fiscais revisaram arquivos físicos e digitais para acompanhar a movimentação dos produtos.

A operação constatou que cinco das seis farmácias apresentavam diferenças entre estoque declarado e físico, mantinham lacunas em registros obrigatórios e descumpriam exigências de arquivamento. A equipe identificou ausência parcial ou total de receitas simples e quadruplicadas e encontrou documentos inconsistentes ligados a medicamentos sob fiscalização especial.

O relatório aponta que alguns estabelecimentos passavam por processos de regularização, o que impediu a entrega imediata de parte dos documentos. Os fiscais registraram falta de planilhas de informe mensal e ausência parcial de notas fiscais e formulários de autorização de compra.

A Senad informou que as verificações continuam, com acompanhamento técnico para corrigir falhas e reforçar a rastreabilidade de medicamentos sujeitos a controle especial, sem previsão de medidas punitivas até a conclusão das análises.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.