ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Força-tarefa encerra buscas aos desaparecidos do naufrágio do barco-hotel

Eduardo Penedo e Priscilla Peres, enviada especial a Porto Murtinho | 26/09/2014 18:15

O terceiro dia de buscas aos cinco desaparecidos do naufrágio do barco-hotel Sueño del Pantanal, que virou no Rio Paraguai, em meio ao tornado que atingiu Porto Murtinho, município a 431 quilômetros de Campo Grande, foram suspensas, às 17h30 desta sexta-feira, por falta de visibilidade. Oito corpos já foram encontrados. As buscas serão retomadas amanhã(27), por volta das seis da manhã.

Ao todo, 27 estavam na embarcação, sendo que 11 eram tripulantes paraguaios e, 16, turistas. Além de Paulo Aparecido, foram localizados Leandro Donizete Alves, Antonio Moacir Pontelo, Sidinei Romano, Manuel Coelho Siena e Eloy Müller.

As buscas estão sendo feitas por equipes de mergulhadores da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros.Para auxiliar as vítimas, o Paraguai enviou o Ministro da Emergência Nacional Joaquim Roa, acompanhado do representante do Ministério das Relações Exteriores, Javier Ariola e da promotora de Justiça, Dora Irrazala, além de um médico legista, perito e seis mergulhadores paraguaios que estão revezando nas buscas com os brasileiros.

Histórico - O acidente pegou de surpresa 27 pessoas que estavam a bordo de um barco-hotel de bandeira paraguaia. Com o acidente, a embarcação afundou cerca de 17 metros. O naufrágio foi consequência de um tornado que atingiu o município de Porto Murtinho, a 431 km de Campo Grande, na última quarta-feira (24), por volta das 17h15.
O vento de quase 100km/h destelhou construções, derrubou árvores e postes, prejudicou a rede de energia e tombou o barco que estava no Rio Paraguai cerca de 50 metros de atracar na margem estrangeira.

Ao todo, 27 pessoas estavam a bordo, sendo que 11 eram tripulantes paraguaios. Treze vítimas foram encontradas com vida. Hoje (26) pela manhã, o corpo de Manuel Coelho Siena foi visto boiando por uma equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental). Os policiais navegavam pelo rio. Dentro da embarcação, Eloy Müller foi encontrado em seguida.

No início da tarde o corpo de Paulo Aparecido da Silva, 47 anos, de Londrina, também foi encontrado. Foi o sexto localizado. Um morador ribeirinho viu a vítima no rio num local cinco quilômetros abaixo de onde as buscas estão centralizadas. Portanto, além de Paulo Aparecido da Silva, já foram localizados Sidinei Romano, Moacir Pontelo, Leandro Donizete, Sebastião Roberto Vilhena, Eloy Müller, Dario Talavera e Manuel Coelho Siena.

As ações de busca, que envolvem Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Exército, PMA e Defesa Civil, ocorre em ritmo lento devido à correnteza, à coloração turva da água e ao grande volume do rio, que está 3,19 metros acima do normal.

Nos siga no Google Notícias