ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Fronteira reabre nesta quinta e brasileiros poderão ficar até 22h em Pedro Juan

Medida apenas oficializa trânsito livre que já existe há dias entre Pedro Juan e Ponta Porã

Helio de Freitas, de Dourados | 14/10/2020 12:47
Soldado paraguaio conversa com brasileiros em acesso a pé ao Shopping China (Foto: Ademir Almeida)
Soldado paraguaio conversa com brasileiros em acesso a pé ao Shopping China (Foto: Ademir Almeida)

Sem a presença dos presidentes Mario Abdo Benítez e Jair Bolsonaro, como era esperado até a semana passada, o Paraguai reabre nesta quinta-feira (15) a sua fronteira para ingressos de brasileiros em três centros comerciais do país vizinho.

As medidas sanitárias para impedir contágio pelo novo coronavírus e horários de circulação dos brasileiros em território paraguaio foram definidos em decreto divulgado hoje.

Depois de sete meses fechada por causa da pandemia, a Ponte da Amizade entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu (PR) será reaberta para entrada dos brasileiros. A reabertura também será oficializada em Salto del Guairá, perto de Mundo Novo (MS), e em Pedro Juan Caballero, cidade separada de Ponta Porã (MS) apenas por uma rua.

Nessas três cidades, os brasileiros poderão circular livremente dentro dos horários estabelecidos, mas não poderão passar do limite de 30 km além da Linha Internacional. Isso significa que quem for a Pedro Juan Caballero poderá adentrar ao território paraguaio no máximo a 29 km de Ponta Porã.

Na prática, o acesso já está liberado há duas semanas na linha internacional entre essas duas cidades gêmeas. Após afrouxar a vigilância, os militares voltaram a ocupar acessos, mas sem impedir a circulação de um lado ao outro da fronteira.

No dia 5 deste mês, com a reabertura do Shopping China e do Planet Outlet, aumentou consideravelmente o número de turistas brasileiros fazendo compras no lado paraguaio.

Horários – Em Pedro Juan Caballero, paraíso de compras dos sul-mato-grossenses, os brasileiros poderão ingressar das 9h até 22h. É bom lembrar que o Paraguai está no horário de verão, ou seja, adota uma hora a mais que em Mato Grosso do Sul.

Em Salto del Guairá, cidade a menos de 20 km de Mundo Novo, a circulação de brasileiros será livre das 6h às 21h. Já na Ponte da Amizade o acesso será das 5h às 14h. Nas três cidades, brasileiros que entrarem no Paraguai ficam obrigados a deixar o país vizinho dentro de 24 horas.

O uso de máscara para entrar no Paraguai será obrigatório. Na Ponte da Amizade, os turistas brasileiros também terão de apresentar resultado de exame de covid-19, medida que não será cobrada nas cidades da fronteira com Mato Grosso do Sul.

Ao Campo Grande News, o presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero, Víctor Hugo Barreto, disse que outras medidas de biossegurança ainda estão sendo adotadas, mas o importante é a reabertura oficial da fronteira aos brasileiros. “O importante é abrir oficialmente, depois vamos ajustando as coisas”.

Já o ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, disse hoje que a maior preocupação é com a aglomeração de pessoas nas lojas. Ele anunciou que irá a Ciudad del Este amanhã para vistoriar pessoalmente as medidas de biossegurança.

“Estamos em um platô, mas de nenhuma maneira estamos fora de perigo. Muita gente não está tomando os cuidados, mas para superar esse momento precisamos do apoio de todos”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias