ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Funai diz que índios kadiwéu ocupam apenas uma fazenda no Pantanal

Grupo de aproximadamente 120 pessoas ocupa a fazenda desde a tarde de quarta-feira

Geisy Garnes | 24/11/2017 19:27
Índios usaram uma viatura do Ibama na ocupação (Foto: Direto das Ruas)
Índios usaram uma viatura do Ibama na ocupação (Foto: Direto das Ruas)

A Funai (Fundação Nacional do Índio) afirmou nesta sexta-feira (24) a ocupação dos índios da etnia Kadiwéu acontece apenas em uma das propriedades da região de Nabileque, em Corumbá - a 426 quilômetros de Campo Grande. O grupo acampa na Fazenda Baía da Bugra desde quarta-feira.

Na tarde do dia 22 de novembro os índio chegaram à fazenda, usando uma caminhonete do Ibama e montaram acampamento no local. De acordo com o coordenador da Funai, Paulo Rios, os funcionário da propriedade foram orientados a deixarem as casas, mas em nenhum momento houve o uso de violência e toda a ocupação foi pacífica.

No local, os índios pedem a demarcação de 145 mil hectares que pertence ao condomínio de fazendas da região, que abrange 12 propriedades. A briga pelo local está na justiça desde 1987 e após 30 anos ainda não há decisão.

Desde ontem, dia 23 de novembro, o Funai tenta negociar a saída do grupo do local, mas segundo Rios, os índios estão “irredutíveis”. Ao contrário do que informado pelos fazendeiros, Rios afirmou que apenas uma das propriedades, a Baía da Bugres, está ocupada e que não houve “ordem de retirada” dos gados e funcionários das outras 11.

Nesta manhã, o advogado Carlos Fernando de Souza, representante dos fazendeiros, procurou a Polícia Federal para registrar um boletim de ocorrência sobre a invasão, em nome dos 12 clientes. “Houve uma tentativa de negociação então os proprietários e os caciques, mas é quase improvável um acordo”, destacou o defensor.

Segundo Souza, a situação no local é tensa e novos integrantes da aldeia chegaram ao local. “Ontem eram 80, hoje chegaram mais de 30”. Na versão dos fazendeiros, nove propriedades já são ocupadas pelos índios. Ainda conforme o advogado, o próximo é passo e tentar diante os órgãos de segurança pública garantir a segurança dos clientes.

Carro oficial - Ao Campo Grande News, o superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, Dorival Betini, explicou que a caminhonete usada na ocupação era cedida e uma aldeia da região no projeto Prevfogo. “A informação que chegou para gente, dessa situação, é que o índio responsável pelo veículo foi forçado a participar da ocupação”.

Betini explicou que um grupo brigadistas da aldeia foi treinado e que a caminhonete deveria ser usada na prevenção e combate aos incêndios florestais, mediante assinatura de um contrato, que vence no dia 30 deste mês. Por conta do uso indevido do veículo, o documento não será renovado. A caminhonete já foi recolhida.

Nos siga no Google Notícias