ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Funcionários de frigorifico indicam greve e quase 400 devem parar no sábado

Jéssica Benitez | 05/06/2013 12:44

Quase 400 funcionários do frigorifico Peri, localizado em Terenos a 25 quilômetros de Campo Grande, aprovaram indicativo de greve durante assembleia realizada hoje às 4h da manhã. Agora é necessário aguardar 72 horas para deflagrar a paralisação.

A principal reivindicação é reajuste salarial de 14%, com base no piso atual de R$ 850. Além disso, os funcionários querem participação no lucro da empresa que corresponde a R$ 850 por ano. Eles também não querem mais trabalhar aos sábados e exigem plano de saúde.

Segundo o presidente da FTIAA/MS (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins de Mato Grosso do Sul), Vilson Gimenes Gregório, em março deste ano houve paralisação e, na época, a direção do frigorifico se comprometeu em ofertar cesta básica e plano de saúde aos trabalhadores. “Eles assinaram acordo coletivo que foi protocolado e agora não querem cumprir”, disse.

Por outro lado, o gerente da Peri, Diego da Costa, garantiu que o plano de saúde foi incluso nos benefícios, mas que os funcionários não aceitam a empresa que presta o serviço. “Eles têm convênio com a Pax, porém não querem. É o que podemos oferecer neste momento”, explicou.

Diego também esclareceu que o frigorifico está aberto à negociação com a condição de ser por meio de uma mesa redonda com a federação, o sindicato e o Ministério do Trabalho e Emprego. “Já solicitamos essa reunião, estamos aguardando convocação ministério. Não há empecilho para negociar, apenas queremos que os funcionários fiquem assegurados sobre seus direitos”, elucidou.

Em relação à greve, o gerente afirmou que não foi notificado documentalmente e só poderá dar um posicionamento após ser comunicado.

Nos siga no Google Notícias