ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Governo entrega reforma de escola e avança em obras em Santa Rita do Pardo

Ao todo o Estado está investindo R$ 111 milhões no município em infraestrutura urbana e rodoviária

Por Judson Marinho | 25/06/2026 17:21
Governo entrega reforma de escola e avança em obras em Santa Rita do Pardo
Governador Riedel em cerimônia de entrega da reforma da Escola Estadual José Ferreira Lima (Foto: Álvaro Rezende/Secom-MS)

O Governo de Mato Grosso do Sul entregou nesta quinta-feira (25) a reforma e ampliação da Escola Estadual José Ferreira Lima e inaugurou a nova iluminação pública do anel rodoviário de Santa Rita do Pardo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador Eduardo Riedel entregou obras que somam 111 milhões de reais em Santa Rita do Pardo. O pacote inclui a reforma integral da Escola Estadual José Ferreira Lima, com novas salas e laboratórios, e a instalação de iluminação solar no anel rodoviário. Também foi autorizada a pavimentação de um trecho da rodovia MS-040, essencial para integrar a região a São Paulo e facilitar o escoamento de produtos como celulose e grãos, impulsionando o desenvolvimento logístico sul-mato-grossense.

Durante agenda no município, o governador Eduardo Riedel também homologou a implantação e pavimentação de um trecho da rodovia MS-040, reforçando um pacote de investimentos que supera R$ 111 milhões em obras urbanas e rodoviárias.

Entre as ações entregues está a reforma da única escola da Rede Estadual de Ensino no município. A obra recebeu investimentos superiores a R$ 9,4 milhões e contemplou modernização da infraestrutura, ampliação da acessibilidade, melhorias na segurança e adequações para climatização de todas as salas de aula.

“A escola aqui em Santa Rita está completamente reestruturada. Além disso, unidades habitacionais são construídas, temos ordem de serviço para restaurar pavimento dentro da cidade e a rodovia MS-040, que estamos autorizando, o primeiro trecho de quase 25 quilômetros, e de Brasilândia para cá vai começar também com o lote 4”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

A unidade atende 430 estudantes, incluindo duas extensões, do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Como parte da ampliação, foram construídos dois novos pavilhões com cozinha, refeitório, laboratório de Química, sala de tecnologias educacionais e novos banheiros. A escola também conta com quadra de vôlei de areia e horta.

Segundo o diretor da escola, Willians Delfino, as melhorias transformaram o ambiente para alunos e servidores. “Agora temos mais comodidade. A reforma e ampliação nos proporcionaram uma cozinha melhor e refeitório, que nós não tínhamos. Além de um pavilhão com laboratório de ciências, química, física e biologia”, destacou.

A estudante Ana Júlia Oliveira da Silva, de 14 anos, que cursa o 8º ano do ensino fundamental, aprovou as mudanças. “Eu comecei a estudar aqui este ano. Já cheguei com a escola reformada, toda novinha. Gostei de tudo, não tem como descrever, porque tudo está bem bonito”, relatou.

Outro investimento entregue foi a implantação da iluminação pública no anel rodoviário que conecta as rodovias MS-040 e MS-338.

A obra recebeu mais de R$ 1,3 milhão por meio do programa MS Ativo Municipalismo e incluiu a instalação de 150 postes metálicos e 150 luminárias autogeradoras de LED solar.

Além de melhorar a segurança para motoristas, ciclistas e pedestres, a iniciativa utiliza energia limpa e renovável, reduzindo custos de operação e manutenção.

Para a professora Ivone Rodrigues, moradora da zona rural do município, a intervenção traz benefícios diretos à população. “Muitas pessoas andam a pé ou de bicicleta naquela área para trabalhar no frigorífico. Então o asfalto e a iluminação foram muito importantes”, afirmou.

Durante a agenda, o Governo do Estado também homologou a pavimentação de 24,7 quilômetros da MS-040, entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia.

A obra é considerada estratégica para fortalecer a integração regional, reduzir custos logísticos e melhorar o transporte de pessoas e da produção agropecuária.

“Tem um novo eixo de desenvolvimento que é a chegada pelo estado de São Paulo entrando aqui no Mato Grosso do Sul, via Brasilândia. Isso faz toda a diferença para a região que está em franco desenvolvimento”, ressaltou Riedel.

Os dois primeiros lotes da rodovia estão em fase final de licitação e aguardam homologação. Já os outros dois trechos possuem projetos concluídos e deverão ser licitados no primeiro semestre de 2027.

Quando concluída, a rota será fundamental para o escoamento de madeira, celulose, grãos, gado e insumos industriais, conectando Santa Rita do Pardo aos polos produtivos de Três Lagoas, Brasilândia e ao estado de São Paulo.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News