ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Estado buscará companhias aéreas para evitar cancelamento de voos a Corumbá

Com a previsão de redução de operações da Azul, Estado articula alternativas para manter malha aérea

Por Jhefferson Gamarra e Ketlen Gomes | 31/07/2025 18:55
Estado buscará companhias aéreas para evitar cancelamento de voos a Corumbá
Aeronave da Azul Viagens no Aeroporto de Corumbá (Foto: Divulgação)

O Governo de Mato Grosso do Sul garantiu que irá abrir conversas com diferentes companhias aéreas para garantir a manutenção dos voos comerciais para Corumbá, após a Azul Linhas Aéreas anunciar a redução de suas operações. A possível suspensão dos voos preocupa autoridades municipais e estaduais devido ao impacto direto que a interrupção das conexões aéreas pode causar no turismo do Pantanal e na economia local.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Governo de MS busca alternativas para manter voos em Corumbá após anúncio da Azul. A companhia aérea informou sobre a redução de operações, preocupando autoridades locais devido ao impacto no turismo e na economia. Reunião com prefeitos, deputados e representantes do setor turístico debateu soluções como a busca por novas empresas e incentivos estaduais. Azul é a única empresa que conecta Corumbá a Campinas, e a suspensão isolaria a cidade. A interrupção prejudicaria o turismo, já que a rodovia está sobrecarregada. O aeroporto local recebeu quase 18 mil passageiros no primeiro semestre e previa ultrapassar 30 mil até o fim do ano. Investimentos de R$ 165 milhões em ampliação e modernização estão em andamento.

Nesta quinta-feira (31), o governador Eduardo Riedel (PSDB) se reuniu com prefeitos de Corumbá e Ladário, deputados e representantes do setor turístico para tratar do assunto. Entre as propostas apresentadas estão a busca por novas empresas para operar a rota, a manutenção emergencial dos voos da Azul até a entrada de outra empresa no mercado, e a criação de uma política estadual de incentivos para subsidiar voos para a cidade.

Estado buscará companhias aéreas para evitar cancelamento de voos a Corumbá
Governador Eduardo Riedel durante formatura da PM, pós agenda com lideranças de Corumbá (Foto: Juliano Almeida)

“Tivemos reunião com o prefeito Gabriel (Corumbá), com o prefeito Munir (Ladário), deputados. A gente conversou com o ministro para poder nos ajudar junto às companhias aéreas, não só a Azul que está dizendo que vai encerrar, mas outras que podem iniciar para que a gente não tenha interrupção de voos para Corumbá, que é fundamental para o trade turístico, para a cidade, para o Mato Grosso do Sul”, afirmou Riedel.

O deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que articulou o encontro, destacou que a Azul é atualmente a única companhia que liga Corumbá a Campinas (SP) e que a suspensão deixaria a cidade isolada do restante do país. “A estrada está sobrecarregada com trânsito intenso de caminhões, e a ausência de voos vai dificultar a vida do turista. Queremos alternativas para garantir essa ligação aérea, seja pela manutenção da Azul ou pela entrada de outra companhia”, afirmou.

No primeiro semestre de 2024, o Aeroporto Internacional de Corumbá registrou 17.946 passageiros e tinha previsão de ultrapassar 30 mil até o fim do ano, caso os voos fossem mantidos. A possível interrupção ocorre em um momento de investimentos significativos no terminal, que está recebendo R$ 165 milhões da concessionária espanhola Aena para ampliação e modernização, com capacidade projetada para 100 mil passageiros anuais.

Se confirmada, a suspensão dos voos reduzirá as opções de ligação aérea de Corumbá, que já perdeu conexões diretas com capitais como Brasília e Cuiabá, apesar da importância histórica e econômica dessas rotas para a região.