Karol faz bolo de rolo nordestino em versão red velvet, churros e Oreo
Foi maneira que a Karol encontrou de aproximar Nordeste de Campo Grande
Pernambucana nascida em Recife, Karol Araújo encontrou em Campo Grande um novo lar, mas também, um lugar para espalhar memórias, afeto e os sabores que carrega da terra natal. Hoje ela vende bolo de rolo em versões diferentes do tradicional, com sabores que vão do red velvet aos mais açucarados como churros ou Oreo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Recifense radicada em Campo Grande, Karol Araújo empreende com a Divino Nordeste, negócio especializado em bolo de rolo pernambucano. O doce, patrimônio imaterial de Pernambuco, é produzido na versão tradicional e em sabores repaginados como red velvet, Oreo e churros, a fim de agradar o paladar local. Além do bolo, Karol oferece outras iguarias nordestinas, como broa de bolo de rolo, biscoitinho de goiabada e o "Xodó de Queijo". A Divino Nordeste surgiu em 2022 na cozinha do apartamento de Karol e hoje conta com estrutura própria e dois pontos de venda. O sucesso do negócio rendeu à empreendedora o primeiro lugar em um concurso nacional promovido pelo Instituto Açaí, em 2023. Para Karol, a culinária se tornou uma forma de terapia e de conexão com suas raízes, além de uma oportunidade de apresentar a cultura nordestina aos campo-grandenses.
“Eu comecei fazendo bolo de rolo porque percebi que não tinha aqui. Muita gente confunde e faz com uma massa parecida com a do rocambole, mas não é. A gente até teve uma campanha ‘bolo de rolo não é rocambole’”, conta Karol.
Foi em 2022 que ela começou com a produção caseira na cozinha do apartamento onde mora. Mais tarde, o negócio cresceu e se transformou em uma empresa com cozinha estruturada e ponto de referência para nordestinos e curiosos por novas experiências gastronômicas em Campo Grande.
Ao lado do tradicional bolo de rolo, surgiram novos produtos, todos com a essência que une receitas de família e um toque de criatividade.
“A gente faz broa de bolo de rolo, biscoitinho crocante de goiabada, bolo de noiva, empadão de cuscuz recheado com carne seca na nata. Também tem o Tostex, que é uma sanduíche que a base do pão é a massa do bolo de rolo, e no recheio vai ingredientes do Sertão e do Pantanal, como a carne seca, banana da terra e queijo nicola, fazendo essa mistura das duas culturas”, explica.
O cardápio é tão diverso quanto a cultura nordestina e também inclui o 'Xodó de Queijo', uma espécie de massa amanteigada recheada com parmesão, e o bolo de rolo repaginado, feito nas versões red velvet, Oreo, churros e alpino, ao invés da tradicional goiabada.
“A gente percebeu que aqui o pessoal gosta de coisas mais doces, então adaptamos os recheios, mas a massa continua a mesma, a tradicional”, reforça.
Até a proposta do hypado Morango do Amor ganhou uma nova cara e virou “goiabada do amor”, uma goiabada em formato de coração, com brigadeiro de queijo parmesão e calda caramelizada. “A goiabada é nossa rainha" pontua.
Mesmo adaptando os sabores, Karol preserva a raiz. “No bolo de rolo, a gente trabalha com a receita original, que foi considerada patrimônio cultural imaterial de Pernambuco, tombado pela Unesco. Não leva leite, não leva água, é leve e consumido em fatias finas. Existe todo um contexto cultural envolvido", esclarece.
Aos poucos, o negócio cresceu. Hoje, a Divino Nordeste funciona como cozinha de produção com entregas por delivery, pronta-entrega e dois pontos de vendas próximos do Bairro Coronel Antonino.
O esforço e o sabor, inclusive, renderam reconhecimento nacional. Em 2023, Karol foi premiada pelo Instituto Açaí com o primeiro lugar entre 21 mil inscritos de todo o Brasil. O destaque foi justamente o bolo de rolo. “Foi em São Paulo. Fizemos uma imersão em restaurantes nordestinos e avaliação do chef Rodrigo Mocotó. Ganhar esse prêmio foi uma honra”, resume.
Muito além de um negócio visando lucros, Karol encontrou na culinária uma forma de cura. “Quando comecei, eu estava saindo de um quadro de síndrome do pânico. Estava um pouco perdida, e quando encontrei essa oportunidade, automaticamente preencheu uma lacuna que eu nem sabia que existia”, confessa.
A conexão com a infância, com a mãe, com as festas juninas e com a feira do bairro em Recife, voltaram à tona nas panelas e fornadas assadas em Campo Grande. “É uma forma de matar a saudade e apresentar para quem não conhece o calor do Nordeste. A gente faz isso pela comida”, explica.
A Divino Nordeste também virou ponte para novos vínculos em uma nova cidade, com cultura tão diferente.
“Quando cheguei há 7 anos, senti um impacto cultural muito grande porque o campo-grandense é mais fechado. Mas trazer minhas raízes pra cá foi uma porta de entrada. Hoje as experiências da minha cidade se transformaram em assunto para conversar com as pessoas daqui, que sempre têm alguma dúvida de como é a vida no Nordeste. Agora, me sinto acolhida e muito orgulhosa de carregar essa bandeira”, finaliza.
A Divino Nordeste fica na Rua das Américas, 182, na Mata do Jacinto. O contato para delivery e retiradas agendadas é o (67) 99923-1573
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.