ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Granadas jogadas em rádio eram brasileiras, diz promotor do Paraguai

Governo do país vizinho reforçou segurança do presidente do Senado, dono da emissora em que houve o atentado, na sexta

Helio de Freitas, de Dourados | 13/09/2016 08:43
Policiais observam estúdio da rádio Amambay, atingido por granada na sexta-feira (Foto: Porã News)
Policiais observam estúdio da rádio Amambay, atingido por granada na sexta-feira (Foto: Porã News)

As três granadas jogadas contra a rádio Amambay, na noite de sexta-feira (9) em Pedro Juan Caballero, eram de origem brasileira, informou hoje (13) o promotor-chefe do Paraguai, Javier Díaz Verón. Uma granada explodiu sobre o estúdio e provocou ferimentos leves na locutora que apresentava o programa e um entrevistado. Outras duas não explodiram e foram recolhidas no telhado por policiais paraguaios.

A emissora de rádio pertence aos irmãos Robert Acevedo, senador e presidente do Congresso paraguaio, e José Carlos Acevedo, prefeito de Pedro Juan Caballero.

Javier Díaz Verón anunciou que a segurança da família de Robert Acevedo foi reforçada após o atentado. Também na noite de sexta, José Carlos Acevedo recebeu uma mensagem no aplicativo Whatsapp afirmando que o próximo alvo seria o senador.

A mensagem, em português, foi enviada de um celular registrado em nome de Victoriana Benitez de Ayala, 58, moradora em Ciudad del Este, que foi detida em casa e levada a Pedro Juan Caballero para dar explicações, mas não soube dizer porque o chip do telefone foi cadastrado em seu nome.

Verón e Acevedo participaram de uma reunião ontem em Assunção com outros parlamentares paraguaios e com o ministro do Interior, Francisco de Vargas, para discutir a guerra entre narcotraficantes na fronteira seca com Mato Grosso do Sul.

Ministro suspeita de Pavão – Após a reunião, Vargas disse não descartar a hipótese levantada pelo senador Robert Acevedo, de que o atentado à rádio foi apenas para desviar a atenção de outros crimes na região, mas reforçou a suspeita de que o ataque tenha sido ordenado pelo narcotraficante brasileiro Jarvis Gimenes Pavão, que está preso no Paraguai.

Vargas citou o poderio do narcotráfico na região. O próprio ministro estaria sob ameaça, já que foi ele que liderou a operação que prendeu Pavão, em 2010.

Nos siga no Google Notícias