ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Guardas tentam evitar aglomerações no 1º dia de reabertura do comércio

Filas se formaram em casas lotéricas e pague fácil no centro de Ponta Porã na manhã desta segunda-feira

Helio de Freitas, de Dourados | 30/03/2020 12:20
Guarda civil municipal orienta pessoas na fila de autoatendimento bancário, hoje em Ponta Porã (Foto: Divulgação)
Guarda civil municipal orienta pessoas na fila de autoatendimento bancário, hoje em Ponta Porã (Foto: Divulgação)

Homens da Guarda Civil Municipal Fronteira saíram às ruas na manhã desta segunda-feira (30) para orientar as pessoas e evitar aglomerações no primeiro dia de reabertura do comércio em Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande. As medidas para conter a pandemia do novo coronavírus foram flexibilizadas em decreto assinado ontem pelo prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB).

Filas foram observadas em casas lotéricas, no pague fácil que funciona no centro e no autoatendimento das agências bancárias, que continuam sem atendimento ao público e apenas com serviços internos.

Além de entrega em domicílio, restaurantes, padarias e lanchonetes podem atender ao público no próprio estabelecimento, mantendo espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas e com 30% da capacidade.

Lojas, salões de beleza, centros de estética e barbearias também voltaram a atender mediante agendamento prévio, com restrição de público no interior e medidas para evitar filas e aglomerações. Bares continuam fechados e o toque de recolher das 20h às 4h continua em vigor.

Entre as normas que o comércio precisa seguir está o funcionamento das 9h às 16h. Além de fiscalizar o cumprimento do horário, os guardas municipais orientam para se manter o distanciamento de segurança entre as pessoas para evitar possível contaminação pelo novo vírus.

“Segundo os especialistas em saúde e infectologistas, a pandemia deverá atingir a curva de infecção máxima entre os meses de abril e maio em Mato Grosso do Sul. Não podemos baixar a guarda agora e todo cuidado é pouco”, afirmou o secretário municipal de Segurança Pública de Ponta Porã Marcelino Nunes de Oliveira.

Nesta segunda-feira, o prefeito Hélio Peluffo Filho disse pesquisa feita na cidade mostra que 62% da população defende a reabertura do comércio. Ao mesmo tempo, 80% dos moradores entendem que a melhor maneira de evitar o contágio é ficar em casa.

“Entendemos que as pessoas precisam ganhar seu sustento, por isso liberamos o comércio das 9h às 16h com restrições impostas pela Vigilância Sanitária. Haverá controle rigoroso sobre a forma que os empresários vão atender a população. Se seguir os critérios, vai receber selo verde da Vigilância Sanitária, que está visitando os locais. Se receber o selo vermelho, vai ter de fechar”, afirmou o prefeito.

Nos siga no Google Notícias