ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Guia Lopes da Laguna e Ribas do Rio Pardo comemoram aniversário nesta terça

Gabriel Neris e Adriel Mattos | 19/03/2013 09:26
Município localizado a 102 km de Campo Grande comemora 69 anos de fundação (Foto: Divulgação)
Município localizado a 102 km de Campo Grande comemora 69 anos de fundação (Foto: Divulgação)

Dois municípios de Mato Grosso do Sul estão de aniversário nesta terça-feira (19). Ribas do Rio Pardo comemora 69 anos de fundação, enquanto Guia Lopes da Laguna completa 75 anos.

A festividade começou na sexta-feira em Guia Lopes da Laguna com a realização de bailes e um almoço especial envolvendo a população. Hoje, às 8h, haverá execução do hino nacional e municipal. Às 9h, terá gincana cultural, enquanto às 19h30 será realizado um show gospel.

Ribas do Rio Pardo – Município localizado a 102 quilômetros de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo tem população de quase 21 mil habitantes. As terras eram exploradas no início do século XVII por bandeirantes de São Paulo e Paraná, que estavam atrás de ouro.

Os primeiros registros concretos da formação do povoado são por volta de 1900. O vilarejo conhecido como Ribas do Rio Pardo começou a se desenvolver com a construção da estrada de ferro Itapura-Corumbá, em 1912. Três anos depois foi criado o primeiro distrito policial do município.

O vilarejo foi elevado a distrito de Paz com o nome de Conceição do Rio Pardo. Em 19 de março de 1944, foi intitulada a administração municipal.

Guia Lopes da Laguna – Com 10,4 mil habitantes, o município está a 227 km da Capital. A povoação teve início com a exploração da região pelos castelhanos sediados no Paraguai e, posteriormente, pelos bandeirantes paulistas.

Guia Lopes da Laguna está localizada a 227 km da Capital com 10,4 mil habitantes (Foto: Paulo Yuki)
Guia Lopes da Laguna está localizada a 227 km da Capital com 10,4 mil habitantes (Foto: Paulo Yuki)

Os irmãos Gabriel e José Francisco Lopes foram os primeiros desbravadores. Em 1848, Gabriel adquiriu uma fazenda de pecuária às margens do rio Apa, se tornando o primeiro morador. Em 8 de maio 1867 na Guerra do Paraguai, José Francisco Lopes foi escolhido para guiar uma tropa de 1,5 mil homens.

Guia Lopes falece de cólera a poucos dias da travessia do rio Miranda, último obstáculo antes do objetivo final.

A nova povoação e os principais moradores decidiram homenagear José Francisco Lopes no dia 19 de março de 1938, transferindo à responsabilidade das autoridades civis de Nioaque.

Nos siga no Google Notícias