ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Guia Lopes da Laguna vai manter lockdown por mais quatro dias

Com 52 casos de covid confirmados e 26 suspeitos, decreto prorrogou o lockdown na cidade

Rosana Siqueira | 14/05/2020 15:54
Policiais fizeram patrulhamento para garantir cumprimento de toque de recolher na cidade (PM-MS)
Policiais fizeram patrulhamento para garantir cumprimento de toque de recolher na cidade (PM-MS)

Com 52 casos confirmados, e 26 suspeitos de coronavírus, o município de Guia Lopes da Laguna vai prorrogar por mais quatro dias o chamado "lockdown" que instituiu o fechamento do comércio e limitou circulação de pessoas. A afirmação foi feita pelo prefeito Jair Scapini (PSDB).

Na sexta-feira passada começou a valer a medida no município a 277 km de Campo Grande. A prefeitura escalonou a saída dos moradores de acordo com o mês de nascimento. Conforme o decreto, assinado pelo prefeito, Jair Scapini (PSDB), até hoje as pessoas poderiam sair de casa até duas vezes na semana, mas exclusivamente para atender necessidades básicas, como ir ao mercado e à farmácia. Este prazo vai agora até a próxima segunda-feira a partir de novo decreto publicado hoje.

Descumprir o decreto  é crime previsto no artigo 268 do Código Penal, que prevê pena de detenção de 1 mês a 1 ano. Se a pessoa flagrada na rua tiver suspeita da doença ou testado positivo para o novo vírus, a pena pode chegar a 15 anos de reclusão.

A cidade parou após a covid-19 ter desembarcado no dia  em Guia Lopes de caminhão, por meio de um motorista contaminado, de Campo Grande.

O contato com trabalhadores do frigorífico Brasil Global foi o estopim. Com pelo menos 12 funcionários infectados, a planta decidiu fechar as portas por 15 dias. O contágio pelo novo coronavírus saiu do frigorífico e foi massificado no município de 9,8 mil habitantes nas rodas de tereré. Ao menos é o que apontou o secretário de Saúde de Guia Lopes, Marcelo Gonçalves de Almeida, pelo Facebook.

Respiradores – O prefeito destacou que nesta semana o município foi contemplado com materiais e equipamentos de proteção, além de conseguir dois respiradores. O município não contava com nenhum aparelho disponível. “Um respirador nós compramos, o outro foi cedido pelo Governo do Estado”, salientou o prefeito.

Ele nega que a população estaria desrespeitando o toque de recolher e saindo em massa nas ruas . “Não tem comércio abrindo e a população está aderindo ao isolamento”, garantiu.


Nos siga no Google Notícias