ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Histórico, castelinho na fronteira será reformado para virar museu

Prédio foi sede do governo na década de 1920 e depois quartel da PM até 1990.

Ricardo Campos Jr. | 05/07/2017 12:23
O monumento foi construído na década de 1920.(Foto: Karina Lima/FCMS)
O monumento foi construído na década de 1920.(Foto: Karina Lima/FCMS)

O Governo Estadual receberá R$ 257 mil do Funles (Conselho Gestor do Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados) para restaurar o Castelinho de Ponta Porã. O monumento foi construído na década de 1920 para servir como base do governo na região de fronteira, tornou-se sede da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar e agora, quase cem anos depois, será transformado em museu.

Atualmente o local estava em péssimo estado de conservação. Equipes de engenheiros da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) fizeram uma avaliação do local para checar se era possível aproveitar a mesma estrutura. Após a vistoria, eles elaboraram um laudo sobre as providências mais urgentes para o encaminhamento do projeto.

Os especialistas concluíram, entre outras coisas, que uma das lajes já cedeu. Por isso, será necessário melhorar o escoramento. Isso aconteceu porque o local foi atingido por um incêndio no passado. As notícias, contudo, são otimistas. O órgão acredita que será possível recuperar o patrimônio.

Projeto - O Museu Histórico da Fronteira – Castelinho de Ponta Porã, como será chamado, terá um saguão com 106,93m² com recepção, bilheteria, café, loja, chapelaria/guarda-volumes e sanitários públicos.

Na metade do piso térreo e no primeiro andar ficará o acervo, com sala de exposição temporária e sala de exposição permanente.

Será erguido ao lado um prédio novo que contará com biblioteca temática; apoio técnico com sala de T.I., sala da diretoria, curadoria, sala de restauro, de arte-educação, reserva técnica para guardar o acervo. Além disso, está previsto jardim com marquise, teatro de arena, estacionamento e bicicletário.

A Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS, com a Agesul, entende que é fundamental respeitar as relações do antigo e do novo, entendendo o caráter simbólico do patrimônio, entendido como fato cultural: lugar, memória e produção de conhecimentos sobre a formação do Estado.

Equipe fez o levantamento necessário para a reforma. (Foto: Karina Lima/FCMS)
Equipe fez o levantamento necessário para a reforma. (Foto: Karina Lima/FCMS)

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), afirma que o local poderá ser usado pela população, principalmente os estudantes. Hoje, o município tem uma biblioteca imprópria, sem elevador e sem renovação do acervo.

“Será um espaço cultural útil à comunidade, para que proporcione uma melhor qualidade de vida e melhoria na educação as crianças, despertando a curiosidade e a busca por conhecimento”, diz.

Memória – A construção do castelinho foi viabilizada na época com recursos do Governo Federal e contribuições da companhia Matte Laranjeira, que explorava o setor na região.

A obra durou quatro anos e ficava ao lado da estação de trem. Entre 1943 e 1946 foi sede do governo do Território de Ponta Porã, criado no governo Vargas, quando foi instituída a política de Território Federal no Brasil, tendo como governador o militar Ramiro Noronha.

Em 1940 passou a abrigar a cadeia pública e a PM. No final da década de 1990, com a transferência da corporação para um novo prédio, o castelinho ficou sem função e passou a se deteriorar.

Nos siga no Google Notícias