ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Homem envolvido na morte de cacique se entrega após 12 anos de fuga

Liana Feitosa | 23/01/2015 17:30
Túmulo do cacique Marco Veron, morto durante luta por terra. (Foto: MPF Divulgação)
Túmulo do cacique Marco Veron, morto durante luta por terra. (Foto: MPF Divulgação)

Depois de 12 anos foragido, Nivaldo Alves de Oliveira, denunciado pelo MPF-MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) pela participação no homicídio do indígena guarani-kaiowá Marco Veron, em 2003, se apresentou nesta sexta-feira (23) na Procuradoria da República em Dourados, município a 233 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o MPF, Nivaldo chegou acompanhado de advogado, prestou depoimento e, como a ordem de prisão estava em aberto, foi encaminhado à carceragem da Polícia Federal da cidade, onde ficará à disposição da Justiça Federal. Como estava foragido, o acusado teve o processo em relação a ele desmembrado e suspenso. Agora, o processo judicial poderá voltar a tramitar.

Caso Veron - Índios kaiowá foram atacados por grupo de cerca de 40 homens armados contratados para expulsá-los de terras que reivindicavam em Juti, região sul do Estado. Os indígenas acamparam na Fazenda Brasília do Sul nos dias 12 e 13 de janeiro de 2003, área por eles reivindicada como Tekohá Takuara.

No dia 12, um veículo dos indígenas com duas mulheres, um rapaz de 14 anos e três crianças foi perseguido, sob tiros, por oito quilômetros.

Na madrugada do dia 13, os agressores atacaram o acampamento a tiros. Sete índios foram sequestrados, amarrados na carroceria de uma camionete e levados para local distante da fazenda, onde passaram por sessão de tortura.

Torturas - Segundo o MPF, um dos filhos de Veron, Ládio, quase foi queimado vivo. A filha dele, Geisabel, grávida de sete meses, foi arrastada pelos cabelos e espancada. Marcos Veron, que estava com 73 anos na época, foi agredido com socos, pontapés e coronhadas de espingarda. Ele morreu por traumatismo craniano.

O julgamento dos réus Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos, Jorge Cristaldo Insabralde e Nivaldo Alves de Oliveira foi considerado histórico por ser o primeiro envolvendo acusados pela morte de indígenas em MS.

Ainda de acordo com o Ministério Público, os três réus foram condenados a 12 anos e 3 meses de prisão em regime fechado por sequestro, tortura e lesão corporal a seis indígenas, além de formação de quadrilha armada e fraude processual. Em outubro de 2008, o MPF ofereceu denúncia contra outras 24 pessoas por envolvimento no crime.

Preconceito - O caso foi julgado em desaforamento, que é quando um julgamento é realizado fora do estado em que o crime aconteceu. O júri foi transferido de Dourados para a cidade de São Paulo a pedido do MPF por causa do preconceito contra os indígenas em Mato Grosso do Sul. Para o Ministério Público, isso poderia influenciar no resultado do julgamento.

Nos siga no Google Notícias