ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 23º

Interior

HU ativa 5 leitos de UTI para enfrentar pandemia, mas só tem 1 vago

Dos 14 leitos da ala exclusiva a pacientes de covid-19, 13 estão ocupados

Helio de Freitas, de Dourados | 20/07/2020 14:58
HU ativa 5 leitos de UTI para enfrentar pandemia, mas só tem 1 vago
Cinco novos leitos de UTI já estão funcionando, segundo o HU (Foto: Divulgação)

Já estão funcionando os cinco novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal da Grande Dourados. A ativação desses cinco e de outros dez ainda sem funcionamento foi recomendada no dia 6 deste mês pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pelo MPF (Ministério Público Federal).

Mesmo com a ampliação parcial, nesta segunda-feira (20), a unidade de referência para tratamento de covid-19 na macrorregião de Dourados, formada por 33 municípios, só tem um leito disponível para pacientes infectados pelo vírus.

Ao Campo Grande News, a assessoria de comunicação do HU informou que dos seis leitos da “ala A”, cinco estão ocupados, assim como os oito da “ala B”. Essas duas alas formam o setor reservado no hospital exclusivamente para atendimento de pacientes com suspeita ou já positivos para covid-19.

São 14 leitos de terapia intensiva nesse setor, 13 dos quais ocupados. Além dos leitos de UTI, o hospital informou ter ativado mais dez leitos clínicos (enfermaria) no “setor covid”.

Para reservar toda a estrutura das alas A e B a pacientes infectados pelo novo coronavírus, o hospital abriu a “ala C”, com os cinco novos leitos, destinados a pacientes “não-covid”. Nesta segunda, dois desses cinco leitos estão ocupados e dois são “reservas” - para possíveis emergências. O hospital informa que a taxa de ocupação dos leitos de muda diariamente.

A recomendação conjunta foi feita pelos dois órgãos do Ministério Público após fiscalização no dia 26 de junho constatar ocupação total dos leitos de UTI disponibilizados pelo HU para pacientes com coronavírus.

No documento, os procuradores da República Luiz Eduardo de Souza Smaniotto e Marco Antonio Delfino de Almeida e o procurador do Trabalho Jeferson Pereira citam que os cinco leitos de UTI, instalados e prontos para imediato funcionamento, foram habilitados pelo Ministério da Saúde, que ainda destinou R$ 720 mil para o custeio.

Faltam dez – Além desses cinco já ativados, a recomendação citou que o Estado de Mato Grosso do Sul destinou ao HU-UFGD equipamentos para a implantação de mais dez leitos de UTI para casos de covid-19.

Entretanto, esses leitos ainda não estão funcionando por falta de profissionais. Recentemente, médicos que trabalham no HU se recusaram a entrar na escala de trabalho, situação que motivou pedido de providências por parte do MPF.

Hoje, a assessoria informou à reportagem que a estrutura desses dez leitos está pronta, mas para ser ativada depende de disponibilidade de recursos humanos, situação ainda sem solução. Comunicado nesse sentido também foi feito pelo hospital ao MPF. Não há prazo definido de quando esses leitos vão começar a receber pacientes.

O comitê local de enfrentamento à pandemia informou hoje que Dourados tem 48 pessoas com covid-19 hospitalizadas. São 22 em leitos de enfermaria e 26 em leitos de UTI. Desse total, 23 são moradores de Dourados e as demais de cidades da região.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação dos 111 leitos de UTI na macrorregião de Dourados é de 55%, sendo 33% por pacientes com teste positivo ou suspeitos de contágio pelo novo coronavírus.

Nos siga no Google Notícias