HU corrige informação e diz que uma criança internada é de Dourados
Assessoria do Hospital Universitário informou que menino de seis anos mora na região oeste de Dourados e apresenta os mesmos sintomas de criança de Jateí
Das quatro crianças que estão internadas em dois hospitais com sintomas de uma gripe forte, com febre, vômito e dores musculares que dificultam a locomoção, três são de Jateí, cidade vizinha de Fátima do Sul, e uma mora em Dourados.
Na tarde de ontem (16), a assessoria do HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) tinha informado ao Campo Grande News que dois garotos internados desde o dia anterior eram de Jateí.
A informação do hospital contrariava declaração da secretária de Saúde daquela cidade, Cileide Cabral da Silva Brito, de que apenas um morador de Jateí estava no HU e outros dois no hospital da Cassems, também em Dourados.
“Apenas uma das crianças é de Jateí. Houve um engano por parte da nossa pesquisa. A outra criança, também um menino, é de Dourados. Veio para o HU no mesmo dia, com sintomas similares, mas não tem qualquer ligação com o paciente de Jateí”, informou a assessoria do hospital. O garoto, de seis anos mora na região oeste de Dourados.
Conforme o hospital, as duas crianças passam bem e estão em constante melhora. “A alta, que deve ser concedida nesta semana, depende do resultado de exames que a equipe médica aguarda”, informou a assessoria.
Os outros dois meninos de Jateí, que são primos, continuam internados no hospital da Cassems.
A gripe provoca febre, vômito e dor muscular capaz de dificultar a locomoção dos pacientes. Cileide Cabral da Silva Brito disse que os exames feitos até agora descartaram dengue e meningite.
Já o HU de Dourados informou que o quadro dos meninos é similar ao de uma gripe forte, com a presença de febre e dores intensas pelo corpo em função de infecção por vírus. “Tal infecção, por sua vez, desdobrou-se em quadro identificado como miosite viral, que é quando um vírus comum, como o da gripe, causa inflamação nos músculos”.
As crianças se queixam de fortes dores nos músculos dos membros inferiores, o que dificulta a locomoção, mas não há ligação com danos neurológicos ou de força. A Superintendência de Vigilância em Saúde de Mato Grosso do Sul acompanha os casos.
A miosite é uma inflamação que provoca o enfraquecimento dos músculos, dor muscular, fraqueza e aumento da sensibilidade, o que leva à dificuldade em fazer algumas tarefas como subir escadas, levantar os braços, ficar de pé e caminhar.