ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

HU suspende entrada de acompanhantes de pacientes em maternidade

Medida foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus; maternidade do HU é a única que atende pelo SUS em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 22/06/2020 12:24
Militares do Exército desinfetam área externa do Hospital Universitário de Dourados (Foto: Divulgação)
Militares do Exército desinfetam área externa do Hospital Universitário de Dourados (Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) suspendeu a entrada e permanência de acompanhante durante a internação de gestantes, parturientes e puérperas (em quarentena após o parto) na única maternidade pública a atender pelo SUS em Dourados.

A medida foi anunciada nesta segunda-feira (22) pela direção do hospital devido a contingências geradas pelo contexto da pandemia de covid-19 e leva em conta “todas as especificidades da atenção ao parto e ao nascimento, prestadas pela maternidade”. Segundo o HU, a medida tem caráter temporário e emergencial “diante do momento de aceleração descontrolada da covid-19 em Dourados”.

O hospital é referência na macrorregião para gestação de alto risco, UTI neonatal, UCI neonatal e UTI pediátrica e possui “porta de urgência e emergência” na linha materno-infantil.

Em nota, a direção do HU informou que a maternidade atua acima da capacidade, enfrentando frequentemente superlotação mesmo fora do contingenciamento da pandemia e faz de 350 a 400 procedimentos obstétricos por mês.

“O HU-UFGD é referência para o atendimento dos casos de covid-19, ofertando leitos clínicos e de UTI em ala restrita, porém no mesmo prédio em que funciona a maternidade. A presença de acompanhantes implica a dispensação extra de Equipamentos de Proteção Individual, aumentando despesas e o consumo desses insumos imprescindíveis à segurança da assistência”, afirma o hospital.

Por esses motivos, ainda segundo a nota, o Comitê de Gerenciamento de Crises optou pela suspensão temporária dos acompanhantes de gestantes, parturientes e puérperas, visando a proteção dos pacientes e profissionais de saúde no ambiente hospitalar.

O HU cita que Dourados é o município com mais alta taxa de contaminação de covid-19, apresentando rápido e crescente número de casos, que já ultrapassam 1.800 confirmados. Nesta segunda-feira, a cidade chegou a 1.829 casos positivos, mas há grande quantidade de exames no Laboratório Central, esperando resultado.

Nos siga no Google Notícias