ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Imasul declara que vai tomar providências sobre interdição da gruta do Lago Azul

Instituto afirma que ainda não foi notificado sobre recomendação do MP que pede interdição do cartão-postal

Izabela Sanchez | 07/06/2018 15:36
Gruta do Lago Azul é um dos principais pontos turísticos de Bonito (Divulgação)
Gruta do Lago Azul é um dos principais pontos turísticos de Bonito (Divulgação)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) afirmou que ainda não foi notificado sobre a recomendação do MP-MS (Ministério Público Estadual) que pede a interdição da gruta do lago azul em Bonito, a 257 km de Campo Grande. Segundo o MP, o município não tem autorização para explorar o interior da gruta do Lago Azul, que pertence à União.

Assinada pelos promotores João Meneghini Girelli e Alexandre Estuqui Junior, a recomendação pede que o termo de cooperação técnica com a prefeitura de Bonito seja rescindido em 48 horas; que o Imasul interdite a visitação a gruta do Lago Azul até que a Secretaria do Patrimônio da União providencie a efetiva autorização de exploração; e que o instituto elabore com urgência o plano de manejo, que deveria estar pronto desde 2006. O estudo é colocado como indispensável para reabertura da visitação.

Por meio de nota, o Imasul afirma que “tem cumprido com seu dever de fiscalizar e zelar pelo correto uso do espaço do ponto de vista ambiental e entende que existem condições mínimas necessárias para não haver interrupção nas visitações, considerando que a Gruta do Lago Azul é cartão postal do Estado e do Município de Bonito e atrai turistas do mundo todo interessados em conhecer suas belezas”.

O Imasul também declara que tomará as medidas “que forem necessárias para defender o patrimônio natural e os interesses da população de Bonito e do Mato Grosso do Sul, sempre respaldado na legislação”.

O MP também declara na recomendação que o termo de cooperação técnica 5/2014, firmado entre Imasul e prefeitura, que concedeu ao município de Bonito o direito de gerir o Monumento Natural da Gruta do Lago Azul não inclui a gruta, mas apenas a unidade de conservação que a protege.

Nos siga no Google Notícias