ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Incêndio expõe deficiência de cidade, que não tem delegado nem bombeiros

Bruno Chaves | 02/05/2014 13:37
Fogo destruiu conveniência e matou pelo menos seis pessoas (Foto: Marizete Espíndola)
Fogo destruiu conveniência e matou pelo menos seis pessoas (Foto: Marizete Espíndola)

Ao matar seis pessoas provavelmente da mesma família, o incêndio na conveniência Central Bebidas em Coronel Sapucaia, a 400 quilômetros de Campo Grande, expõe, de forma trágica, a fragilidade da cidade que faz fronteira com o Paraguai. Cerca de 14,5 mil habitantes da região não contam com apoio do Corpo de Bombeiros e de um delegado de Polícia Civil.

Conforme o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Jorge Razanauskas, a cidade está há quase 15 dias sem delegado de polícia porque o servidor que foi nomeado para ocupar a vaga pediu demissão um dia depois de ser empossado.

“Ele pediu exoneração alegando motivos pessoais”, disse. A informação que o delegado-geral teve é que o empossado para a vaga de Coronel Sapucaia foi para o estado de Minas Gerais depois de saber que a namorada estava grávida. O município é conhecido pela violência patrocinada pelo tráfico na fronteira, em uma região que já foi notícia, no País, por ser considerada uma base de atuação da quadrilha liderada por Fernandinha Beira-Mar.

Conforme portaria publicada na edição do Diário Oficial do Estado do dia 3 de abril, João Francisco Andrade de Lima Oliveira foi designado delegado titular de Coronel Sapucaia. No entanto, ele “tomou posse, foi para lá conhecer a cidade e pediu exoneração”, afirmou o titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, ao Campo Grande News em entrevista anterior.

O fato gerou uma ação civil pública na Justiça contra o Governo do Estado. O MPE (Ministério Público Estadual). Na ação, os promotores Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior e Luiz Eduardo Sant’anna Pinheiro pedem liminar para que, no prazo de 15 dias, o governo assegure a designação de um delegado. Conforme a ação civil pública, a cidade não conta com delegado desde o início de 2013 e tem “esdrúxulo quadro de servidores”.

Como não bastasse o fato de estar sem delegado, a cidade ainda não conta com apoio do Corpo de Bombeiros. O incêndio de hoje, por exemplo, chegou a ser combatido por militares do país vizinho, o Paraguai.

Quem socorre a população de Coronel Sapucaia, como no caso de hoje, é o Corpo de Bombeiros e o delegado de Amambai, que fica a 360 quilômetros de Campo Grande e a 45 de Sapucaia.

Para o prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, falta dignidade à cidade vizinha. “A situação da Polícia Civil está prejudicada. Por lá, tem um efetivo que precisa ser reforçado. Em relação ao Corpo de Bombeiros, é impossível fazer um atendimento com dignidade. São 45 quilômetros, quando tem alguma ocorrência lá não dá tempo de socorrer”, disse.

“Com essa distância, é impossível. Hoje, praticamente todo o efetivo de Amambai foi para Sapucaia, mas esse prazo para atendimento é maior e não pode ser feito a tempo”, emendou.

Tragédia - Um incêndio atingiu uma conveniência em Coronel Sapucaia, município localizado a 400 quilômetros de Campo Grande. Segundo a Polícia Militar na cidade, a informação é de que seis pessoas de uma mesma família morreram carbonizadas. As primeiras informações indicam que a polícia foi informada do fogo às 8h30 desta sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias