ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Índio deve ser sepultado à tarde em fazenda reivindicada por guarani-caiuá

Marta Ferreira | 30/09/2011 10:53

Enterro em área de fazenda de Paranhos foi autorizado pela Justiça Federal

Já foi comunicada pela Justiça aos donos da fazenda São Luis, em Paranhos, a decisão do juiz federal Eduardo José da Costa, que autorizou o sepultamento em uma área da fazenda do índio Teodoro Recalde, 33 anos, morto na madrugada de quarta-feira. O corpo será enterrado no acampamento de guarani-caiuá montado com autorização judicial na propriedade, que é reivindicada como terra indígena.

A previsão é que o sepultamento ocorra ainda hoje, uma vez que o corpo está desde ontem na funerária da cidade. O indígena foi encontrado morto na quarta-feira de madrugada, com sinais de espancamento.

O crime está sendo investigado tanto pela Polícia Civil quanto pela Polícia Federal, acionada pelo MPF (Ministério Público Federal) para apurar se o assassinato tem relação com a disputa fundiária.

De acordo com as informações da Funai em Ponta Porã, os donos da fazenda, que haviam negado o pedido dos índios para o sepultamento no local, não impuseram resistência.

Por conta disso, não deve haver acompanhamento policial.

Área polêmica-A fazenda é reivindicada como sendo a terra indígena Y´poi e a comunidade quer que Teodoro Recalde seja enterrado no acampamento, alegando que a tradição deles prevê o sepultamento na terra ancestral. No local, vivem 70 famílias guarani-caiuá.

Teodoro Recalde foi encontrado morto na fazenda Cabeça de Boi, no caminho para o acampamento na fazenda São Luis

O indígena morto é primo dos professores Genilvado Vera e Rolindo Vera, professores que desapareceram em 2009. Genivaldo foi encontrado morto, com sinais de espancamento. Rolindo nunca foi achado.

Nos siga no Google Notícias