ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Índios desistem de invasão em Miranda para não quebrar acordo

Aline dos Santos | 08/07/2013 12:19

Os índios terenas anunciaram que  vão sair ainda hoje da fazenda São Pedro do Paratudal, em Miranda, que pertence à família do ex-governador Pedro Pedrossian.

De acordo com o cacique Clenivaldo Pires Xavier, o recuo será para não quebrar um acordo, que estabelece que não haveria novas ocupações até 5 de agosto. Nesta data, deve ser anunciado o valor de indenização por 15 mil hectares da terra Buriti, em Sidrolândia.

“Esse grupo não sabia que o acordo foi feito”, explica o cacique. Portanto, os terenas vão retornar à aldeia Babaçu, na terra Cachoeirinha.

Com 700 hectares e 600 cabeças de gado, o imóvel rural pertence ao filho do ex-governador. Segundo Pedro Paulo Pedrossian, foi a primeira invasão na propriedade. As ocupações são constantes em outra fazenda da família, a Petrópolis. Ele registrou Boletim de Ocorrência e ia cobrar a retomada da posse da fazenda.

Os terenas chegaram às 5h desta segunda-feira e 30 ocuparam a sede. Conforme o proprietário, uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) lhe garante a posse da terra. Por outro lado, ele aceita sair caso seja paga indenização no valor de mercado. Até então, o pagamento é só por benfeitorias. Ele avalia que o preço do hectare é R$ 7 mil. Desta forma, a indenização só pela terra nua gira em R$ 4,9 milhões.

Nos siga no Google Notícias