ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Índios entram com recurso para evitar reintegração em Aquidauana

Aliny Mary Dias | 03/07/2013 10:56
Policiais da Força Nacional estiveram na fazenda ontem (2) (Foto: Sua Alternativa/Reprodução)
Policiais da Força Nacional estiveram na fazenda ontem (2) (Foto: Sua Alternativa/Reprodução)

Um recurso para derrubar a liminar que concedeu reintegração de posse da Fazenda Esperança, em Aquidauana, foi recebido pela Justiça nesta quarta-feira (3).

A Funai (Fundação Nacional do Índio), o MPF-MS (Ministério Público Federal) e a AGU (Advocacia-Geral da União) entraram com o pedido e aguardam o julgamento dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado.

Não há prazo para o julgamento do recurso, mas de acordo com o advogado dos indígenas, Luiz Henrique Eloy, a decisão deve sair ainda hoje.

“Nós sabemos que os agravos já estão nas mãos do desembargador e esperamos que a decisão saia ainda hoje”, afirma o advogado.

A rapidez no julgamento do recurso pode ocorrer em razão do prazo de reintegração de posse já ter vencido na semana passada e pode ser cumprida a qualquer momento. A propriedade está ocupada por indígenas desde o dia 30 de maio.

“Nós falamos com os procuradores da AGU e eles acreditam que a decisão seja rápida para que a ordem de reintegração não seja cumprida”, afirma Eloy.

A Polícia Federal foi oficiada na última sexta-feira (28) e, conforme a assessoria de imprensa, está trabalhando no planejamento da ação. A data e horário da ida dos policiais não foi divulgada pela corporação.

Atualmente cerca de 800 índios da aldeia Ipegue-Taunay estão na propriedade. O líder indígena Estevão Terena disse ao Campo Grande News que a Força Nacional esteve na fazenda ontem (2), mas que não houve pedido de saída.

“Eles vieram policiar a região. Nós estamos esperando a polícia chegar, esperamos que não tenha violência porque tem muitas mulheres e crianças na nossa aldeia”, diz o líder.

Nos siga no Google Notícias