ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Índios invadem mais uma fazenda; já são 14 e PF vai ao local para negociar

Graziela Rezende | 27/10/2013 16:33
Entrada da Fazenda Chaparral invadida pelos índios, em Japorã.
Entrada da Fazenda Chaparral invadida pelos índios, em Japorã.
Polícia Federal na Fazenda Chaparral, tentando acabar com invasão
Polícia Federal na Fazenda Chaparral, tentando acabar com invasão

Os índios da etnia Guarani-Kaiowá invadiram uma nova fazenda em Japorã, a 487 quilômetros de Campo Grande. E nem mesmo com mandado judicial em mãos da Polícia Federal, segundo o presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, Hilário Parisi, os indígenas não aceitam qualquer movimentação. Nesta tarde (27), eles voltam ao local para uma nova negociação.

“Eles já estão na Fazenda São José, São Jorge, onde cercaram a casa desde ontem a noite, além da Fazenda Remanso e a Chaparral neste domingo (27). São mais de 350 índios e apenas em uma delas o dono resiste no local. Para esta tarde está programada uma nova negociação, inclusive com a presença da Polícia Federal”, explica o presidente Parisi.

Na última propriedade rural, o gado ficou preso no piquete e parte dos animais foi retirado pelos fundos da fazenda. “Eles estão agindo de maneira muito violenta, com posse de armas e agressões verbais aos donos e seus funcionários. Uma das proprietárias foi achada escondida no mato após a fuga e crianças de seis e sete anos foram agredidas”, explica o presidente.

Indígenas – Os indígenas da etnia Guarani-Kaiowa reivindicam há 10 anos a demarcação da área de 9,460 mil hectares, que fica próxima ao Rio Iguatemi, em Japorã. A Aldeia Porto Lindo, que fica ao lado da região das fazendas, possui cerca de cinco mil indígenas.

A invasão das propriedades começou há bastante tempo e até já houve conflito entre produtores e indígenas há 10 anos.

Ontem, a Polícia Federal de Naviraí foi até as propriedades para evitar que qualquer tipo de violência. Os agentes irão permanecer na região por cerca de 10 dias

Nos siga no Google Notícias