ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Integrantes do PCC que lideraram execuções em Naviraí serão levados a júri

Os julgamentos de dois casos acontecerão em quatro datas diferentes em setembro, novembro e dezembro

Geisy Garnes | 18/09/2021 11:49
Residência onde a vítima foi torturada em abril de 2019 (Foto: Direto das Ruas)
Residência onde a vítima foi torturada em abril de 2019 (Foto: Direto das Ruas)

A justiça de Naviraí – cidade a 366 quilômetros de Campo Grande – se prepara para levar a júri popular integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) apontados como executores do Tribunal do Crime na cidade a mando dos líderes da facção paulista. Os julgamentos de dois desses casos acontecerão em quatro datas diferentes em setembro, novembro e dezembro.

Os dois casos que serão analisados pelos jurados nos próximos mês são, na verdade, tentativas de homicídio. As vítimas, Ricardo Domingues Simplício e Kazuo Aleandro Kawahara Pereira, foram julgadas e condenadas pela facção em abril e maio de 2019 e conseguiram escapar da morte.

Ricardo foi sequestrado e torturado pelo grupo criminoso em abril após ser acusado de ter estuprado uma mulher, fato que nunca foi comprovado. A polícia, no entanto, descobriu que ele era mantido refém e o resgatou com diversos ferimentos pelo corpo. Nove pessoas foram identificadas como autoras do crime.

Agora a justiça leva a júri seis deles: Renan Leite Custodio, Edmar Lima de Oliveira, Marcos Jhony Reis dos Santos, Matheus Maciel Fialho, Vagner dos Santos e Alexsandro Emiliano da Silva.

O julgamento, será dividido em duas etapas. No dia 23 de setembro, às 8 horas, o Conselho de Sentença irá julgar Renan, Marcos e Edmar. Em 2 de dezembro, no mesmo horário, será a vez de Matheus Maciel, Vagner e Alexsandro. As duas sessões acontecerão no Plenário da Câmara Municipal de Naviraí.

Matheus Maciel e Vagner dos Santos também serão julgados pela tentativa de homicídio a Kazuo Aleandro junto com Gabriel Andrade Francisco Honório, Danilo Lopes Paixão, Lucas Alberto Canaverde, Luiz Carlos Alves e José Aparecido Maxuel.

Segundo a denúncia do Ministério Público a vítima se tornou alvo da facção após passar uma temporada no presídio e se negar a seguir as regras estabelecidas pela organização criminosa.

Essa negativa transformou Kazuo inimigo e por isso sua morte foi decretada. As lideranças da “Geral do Conesul” recrutaram Danilo Paixão e Gabriel Andrade para o crime. Eles receberam uma pistola 9 mm e uma moto, foram até a casa da vítima e chamaram ela no portão. Quando o alvo atendeu, os suspeitos dispararam, mas a arma falhou.

A vítima aproveitou a oportunidade para fugir. Depois disso, uma nova ordem para caçar Kazuo foi emitida pelos líderes. Mas os suspeitos acabaram presos pela polícia. Durante as investigações a polícia descobriu que outras três pessoas eram alvo do grupo criminoso na mesma época.

Conforme determinação da justiça, o julgamento do caso também será dividido. Gabriel Andrade, Daniel Lopes e José Aparecido, serão levados a júri no dia 30 de setembro, às 8 horas. No dia 18 de novembro será vez de Matheus Maciel, Vagner e Lucas. Os júris também serão realizados no Plenário da Câmara Municipal de Naviraí.

Nos siga no Google Notícias