ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Itinerante em Ponta Porã realiza mais de 200 atendimentos em dois dias

Lúcio Borges | 18/05/2015 23:59
Em Ponta Porã se realizou 104 casamentos em dois dias. (Foto: divulgação TJ-MS)
Em Ponta Porã se realizou 104 casamentos em dois dias. (Foto: divulgação TJ-MS)

Os atendimentos no ônibus da Justiça Itinerante, que esteve pela primeira vez em Ponta Porã, neste fim de semana, superou as expectativas. A ação no sábado e domingo (17), contabilizou mais de 200 atendimentos, de acordo com os juízes Cezar Miozzo, titular da 8ª Vara do Juizado Especial – Itinerante de Campo Grande, responsável pelas atividades e Adriano da Rosa Bastos, da 1ª Vara Cível de Ponta Porã, que fica a 323 quilometros da Capital.

Os ponta-poranenses fizeram nos dois dias 110 acordos, 104 casamentos, cinco divórcios e um reconhecimento de paternidade, além dos aproximadamente 100 atendimentos apenas de orientações. “De um modo geral, a procura superou as expectativas. Em nenhum momento ficamos sem alguém para atender. Tivemos muita ajuda do juiz Adriano e dos defensores. A equipe trabalhou motivada e voltou com a sensação de dever cumprido”, disse Miozzo

Os dados mostram que no sábado foram realizadas 53 conversões de união estável em casamento, três divórcios e uma conversão de separação em divórcio, além de 53 atendimentos e orientações para questões que não envolviam juizados especiais. No domingo, foram 51 conversões de união estável em casamento, um divórcio e as mais diversas orientações.

Para o juiz Adriano da Rosa Bastos, a experiência foi tão boa que deve ser repetida e ele já conversou com os defensores locais para disponibilizar, no Fórum, pelo menos as conversões de união estável em casamento nos mesmos moldes que a Itinerante faz.

“A população está acostumada a buscar o Judiciário para demandar e a vinda da Itinerante para Ponta Porã aproximou o cidadão da justiça, que a buscou para esclarecimentos, casamentos, enfim, outras questões que afligem e não são necessariamente demanda. Estamos vendo a possibilidade de disponibilizar aqui a conversão de união estável em casamento como se faz nos ônibus da Itinerante. A ação foi realmente muito boa”.

Nos siga no Google Notícias