ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Jornal The New York Times destaca atentado contra indígenas em Amambai

Ana Paula Carvalho | 20/11/2011 13:27
Acampamento depos do ataque. (Foto: Divulgação CIMI)
Acampamento depos do ataque. (Foto: Divulgação CIMI)

Até o Jornal norte-americano The New York Times destacou o ataque contra os índios guarani-kaiowas que estão acampados na região das fazendas Nova Querência e Ouro Verde, na divisa dos Municípios de Aral Moreira e Amambai, região sul do Estado.

A publicação menciona a disputa entre terras e a possível execução do líder espiritual do grupo, Nísio Gomes.

O assunto também foi destaque no Jornal Aljazeera de hoje. Eles divulgaram que o acampamento foi alvo de tiros disparados por homens encapuzados. E que a Polícia suspeita que os pecuaristas “ricos” da região tenham encomendado o crime.

O caso - Conforme apurado pelo CIMI (Conselho Indigenista Missionário), durante a correria de tiros, três jovens um de 14 anos, outro de 15 e um de 16 anos teriam sido baleados.

De acordo com lideranças indígenas de aldeias vizinhas, o garoto de 14 anos seria neto de Nisio Gomes. Ele chegou a ser socorrido, medicado e já teria retornado ao acampamento. Os outros dois estavam desaparecidos.

O MPF (Ministério Público Federal) abriu investigação e a perícia da Polícia Civil constatou marcas de sangue em meio à folhas, que remontam a cena de um corpo sendo arrastado, possivelmente de Nisio.

Segundo relatos dos indígenas ao CIMI, Nisio teria sido executado com tiros na cabeça, peito, braços e pernas. O filho ainda tentou impedir a execução, se atirando sobre um dos pistoleiros.

A ação dos pistoleiros foi por volta das 6h30 da manhã de sexta-feira. Eles estavam respaldados por cerca de uma dezena de caminhonetes Hilux e S-10. Na caçamba de uma delas o corpo de Nisio foi transportado.

Os guarani-kaiowá estavam acampados a região desde o dia primeiro deste mês. Nisio teria sofrido ameaças de morte dois dias antes do atentado.

Nos siga no Google Notícias