ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Justiça determina continuidade de ação contra nomeação de esposa de prefeito

Caroline Maldonado | 03/11/2015 13:23
Justiça determinou que processo continue para apurar irregularidades em nomeações (Foto: Saraiva reporter)
Justiça determinou que processo continue para apurar irregularidades em nomeações (Foto: Saraiva reporter)

O TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul determinou a continuidade de uma ação movida pelo MPE (Ministério Público Estadual), contra a nomeação de esposas do prefeito, Manoel dos Santos Viais, e vice-prefeito, Horácio Junior Godoy, de Caracol, a 364 quilômetros de Campo Grande.

Conforme o processo, a esposa do prefeito Célia Maria Vágula Viais foi nomeada para desempenhar cargo de secretária de Assistência Social e a esposa do vice-prefeito, Cristiane Rospi Rodrigues Godoy, para o cargo de secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, respectivamente.

Conforme divulgado hoje pelo TJ, os desembargadores da 3ª Câmara Cível aceitaram recurso interposto pelo MPE, que pediu a reforma da sentença que julgou extinta a ação civil pública que movia contra as secretárias.

Para o MPE está ocorrendo nepotismo e violação de uma súmula vinculante do STF (Supremo Tribunal Federal), que diz que a nomeação de cônjuge e afins em cargo de direção ou chefia violam a Constituição Federal. O órgão alegou ainda violação dos princípios da moralidade e impessoalidade.

O desembargador Eduardo Machado Rocha, relator do processo, entendeu que os tribunais superiores têm examinado o nepotismo caso a caso, não aplicando a súmula vinculante de forma irrestrita, mesmo aos agentes políticos. Portanto, o relator considerou que não há fundamento para extinção do processo. A decisão de extinguir a ação atrapalhou o direito de demonstrar que a nomeação das apeladas ultrapassa a mera relação de parentesco, podendo ter ocorrido de forma ilegal ou em uma eventual troca de favores, na avaliação do desembargador.

O Campo Grande News tentou contato com o prefeito da cidade, mas seu telefone celular estava fora da área de serviço. A reportagem também tentou contato, no início da tarde, com a prefeitura de Caracol, mas as ligações não foram atendidas.

Nos siga no Google Notícias