ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Justiça determina que prefeitura suspenda cobrança da taxa de lixo

Nyelder Rodrigues | 24/11/2017 18:45

Decisão tomada pela Justiça Estadual determinou que a prefeitura de Bataguassu - cidade localizada a 335 km de Campo Grande - suspenda a cobrança da taxa de lixo feita nas faturas de água da Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul), de maneira semelhante a proposta em Campo Grande.

O parecer do judiciário acata pedido feito pelo MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), dando tutela provisória de urgência antecipada em ação civil pública impetrada pela promotoria local.

De acordo com o promotor Wilson Canci Jr., a cobrança da taxa de lixo atrelada à cobrança do fornecimento de água, sem autorização expressa do consumidor, é abusiva e indevida.

A tutela antecipada concedida pela Justiça proibe a cobrança conjunta sem código de barras separado e sem autorização do consumidor. Caso ela seja realizada sem autorização, foi definido multa diária de R$ 10 mil por cada cobrança feita - punição limitada em R$ 200 mil na soma total.

Em Bataguassu, administrada pelo prefeito e ex-delegado da cidade, Pedro Arlei Caravina (PSDB), a cobrança é feita desde agosto após o município firmar parceria com a Sanesul, de maneira semelhante à Campo Grande, onde a prefeitura quer implementar a cobrança do lixo em parceria com a Águas Guariroba.

Nos siga no Google Notícias