ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Justiça manda União pagar adicional para dois servidores da fronteira

Funcionária da Justiça Federal e servidor da Polícia Federal conseguiram vitória em ação julgada por juíza de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 08/09/2015 09:26

Dois servidores federais de Ponta Porã, cidade a 323 km de Campo Grande, conseguiram vitória parcial em ação contra a União para terem direito a receber adicional por atividade penosa na faixa de fronteira. O caso foi julgado pela juíza federal Marilaine Almeida Santos, da 1ª Vara do Juizado Especial Federal Cível em Dourados.

Marilaine julgou parcialmente procedente os pedidos dos servidores – uma funcionária da própria Justiça Federal e um servidor da Polícia Federal – ao recebimento de adicional pelo exercício na área de fronteira entre o Brasil e Paraguai.

De acordo com a assessoria da Justiça Federal, a magistrada se baseou em precedente proferido pela Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais em Rondônia, na interpretação da Convenção 155/1981 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e na Lei 8.112/1990.

Conforme a Justiça Federal, a legislação trata o adicional como direito social no sentido de minimizar as causas dos riscos inerentes ao meio ambiente de trabalho e de conceder contraprestação pecuniária aos servidores públicos federais pelo desgaste físico e mental no exercício de atividade em localidades especiais, como a região de fronteira.

União apontou impossibilidade – A União alegava impossibilidade jurídica do pedido, argumentando que o Poder Judiciário não podia atuar como legislador positivo, criando norma jurídica inexistente. Além disso, citou que existe vedação à vinculação e à equiparação entre cargos públicos, prevista no artigo 37, inciso XIII, da Constituição da República.

Entretanto, a juíza federal entendeu “não ser razoável a Administração Pública se utilizar da própria inércia regulamentar para sonegar um direito garantido e positivado há mais de duas décadas, inclusive por norma específica”.

Conforme a legislação, o pagamento de adicional está previsto na Lei 12.855/2013, especificamente a funcionários lotados nas delegacias e postos do Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal e os servidores que trabalham em unidades da Secretaria da Receita Federal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério do Trabalho e Emprego.

“Portanto, há norma legal que assegura o pagamento da indenização aos autores do pedido, não sendo justo que os servidores públicos com atuação em zona de fronteira, sob a alegação da ausência de norma regulamentar, não percebam a verba indenizatória que vem sendo paga há anos aos militares das Forças Armadas e aos servidores do Ministério Público da União”, afirmou a juíza.

Adicionais – A servidora da Justiça Federal terá direito a adicional pelo exercício de atividade penosa em área de fronteira à base de 20% sobre o vencimento, a contar da data do ajuizamento da ação, sendo as parcelas vencidas acrescidas de correção monetária e juros moratórios.

Já para o servidor da Polícia Federal a União terá de pagar indenização pelo exercício de atividade penosa no valor de R$ 91,00 por dia de efetivo trabalho, desde a data de sua entrada em exercício efetivo no município de Ponta Porã e enquanto nele permanecer em exercício. Além disso, deve quitar as parcelas vencidas, acrescidas de correção monetária e juros.

A juíza federal também determinou que, após o trânsito em julgado, a União seja intimada para implantar o adicional e apresentar, no prazo de 30 dias, a planilha de cálculo das diferenças devidas aos dois servidores.

Nos siga no Google Notícias