ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Justiça mantém condenação de acusado de tráfico de drogas

Michel Faustino | 25/01/2016 10:20
Elias Arruda Almeida e José Manoel Valiente Lescano foram presos acusado de tráfico de drogas em 2013. (Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News)
Elias Arruda Almeida e José Manoel Valiente Lescano foram presos acusado de tráfico de drogas em 2013. (Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News)

Os desembagores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul negaram recurso e mantiveram a condenação de José Manoel Valiente Lescano, 37 anos, a cinco anos e 10 meses de reclusão, em regime semiaberto, e ao pagamento de 583 dias-multa pela prática de tráfico de drogas. José Manoel foi preso em 2013 na cidade de Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, acusado de trafico de drogas.

A defesa do recusado requereu a flexibilização da pena alegando que não havia provas suficientes contra ele, tendo em vista que ele apenas teria sido abordado pela polícia e apontou local onde foram encontrada drogas.

De acordo com o processo, no dia 1º de abril de 2013, por volta das 00h45, na rua Pancho Torraca, Vila Cachoeirinha, em Dourados, durante uma ronda, policiais militares abordaram um homem e constataram que tinha duas porções de cocaína para consumo pessoal. Ao ser interrogado, ele informou que adquiriu a droga com o auxílio de José Manoel na casa do também denunciado Elias Arruda Almeida que mantinha em depósito a droga para venda.

Os militares descobriram que João Manoel levou o comprador até a casa de Elias, tendo inclusive confirmado em depoimento que levou o comprador até a residência, pois tinha conhecimento que era ponto de venda de drogas. Por tal fato, foi denunciado pela prática de tráfico de drogas.

De acordo com o relator do recurso, desembargador Manoel Mendes Carli, o fato de João Manoel ter adquirido a droga para o usuário, mesmo que tenha sido de forma gratuita, já configura o delito de tráfico de drogas. Segundo ele, “qualquer modalidade do tráfico de drogas na forma gratuita configura o delito do art. 33, caput, da Lei 11.343/2006”.

Em relação ao pedido de diminuição da pena, o desembargador entendeu que a mesma não merece reparos, pois já foi fixada no mínimo legal, recebendo o acréscimo necessário pela reincidência.

Quanto à multa, o relator afirmou que “é preceito secundário da norma do art. 33 da Lei 11.343/06, não havendo previsão legal para a isenção do pagamento, ainda que se trate de réu pobre. A condição financeira do acusado é levada em conta por ocasião do estabelecimento do dia-multa, que, no caso, foi definido no mínimo legal”.

Nos siga no Google Notícias