ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Justiça prorroga até 2021 permanência da Força Nacional em áreas de conflito

Portaria prorroga equipes até janeiro de 2021 em Dourados e Caarapó, regiões onde ocorreram conflitos entre produtores e indígenas

Silvia Frias | 17/11/2020 07:46
Equipes da Força Nacional enviadas a Dourados, no início do ano (Foto/Arquivo)
Equipes da Força Nacional enviadas a Dourados, no início do ano (Foto/Arquivo)

O Ministério da Justiça prorrogou por mais 60 dias o período de permanência da Força Nacional em Dourados e Caarapó. As equipes estão na região para prevenção de conflitos agrários e combate ao tráfico de armas e drogas.

A medida, conforme portaria publicada hoje no Diário da União, é válida de 17 de novembro a 15 de janeiro de 2021.

O contingente necessário obedecerá planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. A portaria foi assinada pelo ministro André Luiz de Almeida Mendonça.

A Força Nacional está de Caarapó desde 2016, em medida de segurança tomada após a morte do agente de saúde indígena Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza, assassinado aos 26 anos a tiros.

Em junho daquele ano, índios da aldeia Tey Kuê decidiram entrar na Fazenda Yvu. Logo depois, em investida de cerca de 200 produtores rurais, funcionários das propriedades e seguranças, seis índios ficaram feridos e um morreu: o agente de saúde indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, 26 anos.

Em Dourados, as equipes foram enviadas a partir de janeiro, também por conta de conflito entre produtores e indígenas. As áreas em questão ficam adjacentes a Terra Indígena de Dourados, a reserva indígena mais populosa do país, que abriga as aldeias Jaguapiru e Bororó.

Nos siga no Google Notícias