ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Ministério mantém Força Nacional em áreas de conflito entre produtores e índios

Portaria assinada pelo ministro André Mendonça prorroga permanência das equipes por mais 30 dias em Dourados e Caarapó

Silvia Frias | 13/10/2020 07:52
Equipes da Força Nacional enviadas para apoiar trabalho em Dourados e Caarapó (Foto/Arquivo)
Equipes da Força Nacional enviadas para apoiar trabalho em Dourados e Caarapó (Foto/Arquivo)

Portaria prorroga a presença das equipes da Força Nacional em Dourados e Caarapó, na prevenção de conflitos agrários e no combate ao contrabando e tráfico de drogas e armas. A medida é válida por período de 30 dias.

A portaria foi assinada pelo ministro da Justiça, André Luiz de Almeida Mendonça. O contingente obedecerá ao planejamento Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A renovação atende pedido do governo do Estado e, caso não seja pedida após a vigência dessa portaria, o efetivo será retirado das localidades.

Conforme informações anteriormente divulgadas, o pedido foi feito pelo governo de MS depois de serem registrados em Dourados, no dia 3 de janeiro, conflitos entre produtores rurais e indígenas. As áreas em questão ficam adjacentes a Terra Indígena de Dourados, a reserva indígena mais populosa do país, que abriga as aldeias Jaguapiru e Bororó. Em Caarapó, a Força Nacional atua desde 2016 quando o agente de saúde indígena Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza, 26, foi morto a tiros em área de disputa.

Nos siga no Google Notícias