ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Juti está entre 10 municípios brasileiros que mais desmataram a Mata Atlântica

Atlas lançado nesta quarta coloca município de MS no topo estadual e entre os dez maiores devastadores no período de 2013 a 2014

Helio de Freitas, de Dourados | 11/11/2015 10:59
Gráfico produzido pela Fundação Mata Atlântica mostra Juti em 10º lugar no ranking nacional (Foto: Reprodução)
Gráfico produzido pela Fundação Mata Atlântica mostra Juti em 10º lugar no ranking nacional (Foto: Reprodução)

Juti, a 320 km de Campo Grande, aparece como um dos maiores devastadores da Mata Atlântica no período de 2013 e 2014. Lançado nesta quarta-feira (11) pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica aponta que o município sul-mato-grossense ficou na 10ª posição, com o desmatamento de 278 hectares.

A liderança é de Eliseu Martins (PI), que desmatou 4.287 hectares no período. Por outro lado, outras duas cidades desse Estado, Tamboril do Piauí e Guaribas, lideram a lista das cidades mais conservadas, com 96% da vegetação natural.

Patrocinado pela Bradesco Cartões e feito pela empresa de geotecnologia Arcplan, o estudo revela dados mais recentes sobre a situação de cidades de Mato Grosso do Sul nos últimos 14 anos.

Em segundo lugar em desmatamento da Mata Atlântica no Mato Grosso do Sul aparece Corumbá, com 58 hectares, e em terceiro Bodoquena, com 52 hectares desmatados.

Já no período de 2000 a 2014, o campeão em desmatamento da Mata Atlântica foi Iguatemi, com 1.552 hectares. Só 10,7% da vegetação natural continua preservada naquele município da região sul. No Brasil, no período de 2000 a 2014, a cidade campeã de desmatamento no Brasil é Jequitinhonha (MG), com 8.708 hectares desmatados.

Jardim preservou – O município do Estado que mais preserva o bioma Mata Atlântica é Jardim, que conta com 78,8% de vegetação natural, em comparação com a área original. A vegetação natural inclui, além das florestas, outras áreas como refúgios, várzeas e campos de altitude. Campo Grande possui 17% de área do bioma conservada.

Em segundo está Bodoquena, com 65% da área preservada e em terceiro Bonito, com 59%.

Aqui tem Mata – De acordo com a assessoria da Fundação SOS Mata Atlântica – ONG que existe há quase três décadas – neste ano os dados atualizados e o histórico das cidades abrangidas pela lei podem ser acessados no hotsite “Aqui Tem Mata”, que será lançado nesta semana e apresenta de forma simples e interativa as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país.

Com opções de busca por localidade, mapas interativos e gráficos, a ferramenta está disponível para web, tablets e celulares, permitindo que os dados estejam acessíveis a qualquer usuário e possam ser reutilizados com finalidades de educação e defesa da proteção da floresta.

“O ‘Aqui tem Mata’ tem o objetivo de tornar mais acessíveis os dados e o histórico das cidades que são abrangidas pelo mapa de aplicação da Lei da Mata Atlântica. A partir de uma ferramenta de fácil visualização, qualquer pessoa poderá saber como seu município tem conservado o bioma mais ameaçado do Brasil”, afirma Marcia Hirota, Diretora Executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.

Segundo a fundação, atualmente a Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil, com apenas 12,5% da área original preservada.

Juti lidera o ranking estadual como município que mais desmatou Mata Atlântica (Foto: Reprodução)
Juti lidera o ranking estadual como município que mais desmatou Mata Atlântica (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias